Alergias sazonais estão a piorar graças às alterações climáticas



Se sofre de alergias, não temos uma boa notícia para lhe dar. As alergias sazonais vão durar mais tempo e ser mais intensas no futuro, graças aos efeitos provocados pelas alterações climáticas.

É o que diz um estudo da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, que descobriu que a quantidade de pólen liberta no ar pode aumentar até 200% e que a sua produção poderá começar mais cedo. Isto resultará num período com mais 19 dias de exposição, do que o habitual. A razão para o aumento das concentrações de pólen no ar estão no aumento das temperaturas e dos níveis de dióxido de carbono (CO2).

A investigação analisou 15 tipos de pólen comuns e a maneira como esta problemática afetará a sua produção. O modelo de previsão que criaram compara um período entre 1995 e 2014, e faz previsões para os últimos 40 anos do século XXI.

“As nossas descobertas podem ser um ponto de partida para novas investigações sobre as consequências das alterações climáticas no pólen e os efeitos correspondentes à saúde”, sugere Yingxiao Zhang, autora principal do artigo.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...