Porto Santo tem novo sistema de recolha de embalagens PET
Porto Santo inaugurou acaba de lançar um sistema pioneiro de recolha de embalagens PET. O novo projeto da ilha madeirense é o primeiro no país cujo sistema de recompensa é totalmente financiado por estabelecimentos comerciais, sem incentivos do Estado.
A máquina de devolução foi financiada pelo Programa Ambiente do Fundo EEAGrants, enquadrado no projeto “Porto Santo sem Lixo Marinho”, e já se encontra em 37 espaços de comércio e restauração. Ao colocarem as embalagens de bebidas na máquina, os utilizadores recebem vales de desconto que podem ser utilizados nos estabelecimentos aderentes.
“Têm sido verificadas grandes quebras de adesão dos estabelecimentos privados nos sistemas que são temporariamente financiados pelo Estado. Com esta iniciativa pretendemos trabalhar em contacto direto com a comunidade local e com os estabelecimentos comerciais do Porto Santo, garantindo corresponsabilização na redução do uso e no aumento da reciclagem dos resíduos plásticos, que muito têm contribuído para a poluição no Arquipélago da Madeira”, explica Ângela Morgado, diretora executiva da ANP|WWF.
Além do novo sistema, um consórcio constituído pela ANP|WWF, a AIDGLOBAL, a Água e Resíduos da Madeira, a Câmara Municipal do Porto Santo e a ARDITI – com o apoio da WWF Noruega, da Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas e do Pingo Doce – estabeleceu várias ações de sensibilização da população. Foi ainda definido um Plano de Gestão Comunitário que se desenvolve até 2025 e que está a ser fundamental para definição e acompanhamento de compromissos na gestão e redução do lixo marinho originado na ilha. Os estabelecimentos comerciais, os pescadores, as comunidades educativas, as administrações e o poder político, dialogam nas sessões públicas e na assinatura de compromissos transformacionais, acerca da redução do uso de plástico descartável e do aumento das metas de reciclagem. A tarefa de “fiscalização” é dada aos alunos das escolas de ensino básico do município do Porto Santo, que asseguram o cumprimento das metas estabelecidas pela autarquia e pelos estabelecimentos comerciais.