Tetra Pak lança novas embalagens de cartão com tampas agarradas
A Tetra Pak acaba de lançar as primeiras embalagens de cartão para bebidas com tampas agarradas. Em parceria com alguns dos maiores produtores de bebidas internacionais, estão a ser introduzidas cinco novas soluções de tampa integrada em diferentes categorias de produtos.
Esta mudança surge com o objetivo de prevenir a criação de lixo e de ajudar a reduzir a pegada de carbono das embalagens. A maior parte do portefólio de tampas presas da Tetra Pak apresenta uma quantidade reduzida de plástico. Dependendo das soluções selecionadas, a empresa conseguiu uma redução de plástico que variou entre 7% e 15%. Se forem selecionadas as opções de origem vegetal, feitas de polímeros derivados de fontes responsáveis como por exemplo, a cana-de-açúcar, a pegada será ainda menor. Além disso, as novas linhas de produção automatizadas, e de alta qualidade, para tampas agarradas, utilizam tecnologia de Inteligência Artificial para uma maior eficiência.
“No total, estamos a investir cerca de 400 milhões de euros no desenvolvimento e implementação de soluções de tampas agarradas, incluindo um investimento de 100 milhões de euros, realizado no ano passado, na nossa fábrica de Châteaubriant, em França. Estamos a trabalhar em vários projetos que incluem, aproximadamente, 40 embalagens diferentes com tampas agarradas. Esperamos vender mais de 1,5 mil milhões de unidades deste novo produto até ao final do ano”, explica Marco Marchetti, vice-presidente de Packaging Materials, Sales and Distribution Solutions da Tetra Pak.
Este desenvolvimento prepara também o caminho para que os clientes com operações na Europa cumpram, antecipadamente, a Diretiva de Plásticos de Uso Único (SUP), que entrará em vigor até 2024.
“Estamos orgulhosos por fornecer soluções de tampa integrada aos nossos clientes, ajudando-os a percorrer um caminho em direção às suas ambições de sustentabilidade. As novas soluções de tampa agarrada da Tetra Pak foram concebidas para aumentar a comodidade do consumidor, tendo-se baseado em múltiplas peças de investigação para testar a sua usabilidade. Por exemplo, as novas tampas são fáceis de abrir e voltar a fechar para consumo posterior, enquanto apresentam diâmetros cuidadosamente dimensionados para um verter e beber suaves”, afirma Julia Luscher, vice-presidente de Marketing da Tetra Pak.