Portugal é um dos 18 países abrangidos pela reflorestação da Mastercard
A Mastercard, através do seu programa Priceless Planet Coalition, pretende plantar 100 milhões de árvores em todo o mundo até 2025. Sabe-se agora que Portugal vai ser uma das 15 novas regiões escolhidas, e uma das 18 abrangidas pelo programa de reflorestação.
É no concelho de Proença-a-Nova, no distrito de Castelo Branco, que serão plantas espécies como o Pinheiro-bravo (78%), sobreiro (14%) e o medronheiro (8%), sendo reflorestados um total de 37 hectares.
Além do território português, a iniciativa passa também pelo Brasil, México, Guatemala, Filipinas, França, Espanha, Austrália, Madagáscar e Quénia, entre outros.
O Priceless Planet Coalition tem como foco a reflorestação de florestas, em lugares onde esta é mais necessária e tem maior potencial de causar um impacto positivo na biodiversidade, nas comunidades e no combate às alterações climáticas. Este o reúne empresas, comunidades e consumidores, integrando mais de 100 parceiros que apoiam financeiramente o programa.
“Há um crescente reconhecimento da importância de investir na preservação e reflorestação do mundo natural para combater as alterações climáticas. O Priceless Planet Coalition foi criado de forma a maximizar o impacto para o planeta, está enraizado firmemente nas melhores práticas científicas e segue um planeamento e monitorização do mais alto nível”, afirma Bo Lidegaard, historiador e consultor da Priceless Planet Coalition.