Saiba tudo sobre o Mega Pic-Nic do Continente. Amanhã, no Terreiro do Paço, Lisboa
É já amanhã, 16 de Junho, que o Continente organiza a quarta edição do seu mega pic-nic, um evento que unirá o campo e o mar à cidade onde será “celebrada” a produção nacional.
Durante um dia, o Terreiro do Paço, na zona nobre de Lisboa, será transformado em paisagens de Portugal, permitindo aos lisboetas – e não só – o contacto com o cultivo de produtos alimentares, animais do campo – bovinos, suínos, caprinos –, artes de pesca ou embarcações. Haverá ainda lugar a jogos tradicionais, actividades pedagógicas e música – concerto de Tony Carreira.
O evento tem entrada gratuita e abre as portas às 10h. Ao todo, participarão 40 produtores nacionais, que fazem parte do Clube de Produtores Continente. Actualmente, este clube reúne 244 membros – 2.974 produtores individuais e 8.000 postos de trabalho – do Norte e Sul do País, Açores e Madeira. Desde 1998, o Clube de Produtores já comprou mais de 1 milhão de toneladas de produção nacional – mais de €1000 milhões (R$2,6 mil milhões).
Das 10 às 18h, os momentos de animação e pedagogia sucedem-se. De workshops de mirandês, actividades de campinos, ranchos ou representações de várias culturas regionais, há dezenas de actividades previstas neste sábado [veja abaixo].
Leia também algumas recomendações aos visitantes e, finalmente, o mapa do recinto.
ACTIVIDADES
Actividades regionais: Ranchos; Artes de Pesca e trajes tradicionais do tema Mar – Nazaré; Jogos tradicionais e vários jogos ligados ao tema Mar – Jogo da Pesca; Jogo do Peixinho; Jogo da Rede de Pesca; Jogo das Boias; Jogo do Mergulho; Jogo Boca cor de Peixe.
Campo de Girassóis: Nos girassóis as crianças podem visitar uma Colmeia acompanhadas de adultos.
Zonas de culturas (tomate, alface e couves): local onde as crianças podem fazer a plantação das culturas acompanhadas de adultos.
Zona dos animais: 22 pastores distribuídos pelas várias áreas tomam conta dos animais; Tosquia de Ovelhas ao longo do dia para que os visitantes possam ver como se faz; picadeiros, zona de burros e zona de cavalos onde os visitantes podem “conhecer” de perto os animais
Zonas de mar: Salina (21x21m); Lota Tradicional; Secagem do Peixe; Arte Xávega. Algumas embarcações em exposição e passeios de cacilheiro da Transtejo a fazer percursos no rio de meia hora
Área Infantil: Actividades promovidas pela Quinta Pedagógica dos Olivais, que incluirão com um cercado para um Asinino Tronco africano, um cercado para um cabrito de raça Algarvia e um borrego de raça merino negra, zona de atelier de experimentação com actividades relacionadas com aromas e os cinco sentidos na apreciação do espaço rural, incluindo a presença da camponesa que irá contar breves histórias sobre os fazeres e afazeres da sua quinta e animais
Área da Horticultura Terapêutica: espaço onde os visitantes podem experimentar regar, colher, apoiados pelos professores e alunos da Escola Agrícola da Paiã. Junto a este estará a “Quinta Zé Pinto”, um espaço infantil onde as crianças podem experimentar regar, colher.
CURIOSIDADES E NÚMEROS DO EVENTO
Nº de canteiros: 1530
Nº de culturas: 33 (abóbora, brócolos, arroz, alface frisada, alface roxa, alho francês, lombardo, diversos tipos de ervas aromáticas e batatas, cebolas, cenouras, courgetes, favas, feijão-verde, tomate, girassol, milho, nabo pimento, melancia, vinha, melão e morango).
Nº de plantas: 85.000
Nº de produtores: 40
Nº de animais: 324 de 10 raças diferentes (Bovinos Carne e Leite, Caprinos, Galináceos, Anatídeos, Suínos (alentejano), Ovinos (tosquia), Suínos (bísaro), Leitões e Coelhos.
Nº espécies: 12
Área total ocupada:5.500 m2
Área de culturas:1.500 m2
Área de animais: 2.700 m2
Área de pomares: 1.350 m2
Volume de solo: 380 m3
RECOMENDAÇÕES AOS VISITANTES
O que fazer?
Antes do evento:
- Planear com antecedência os acessos e os transportes a utilizar e adquirir os respectivos títulos.
- Identificar, com o nome e o contacto telefónico do responsável, cada criança ou adulto com necessidades especiais.
- Manter-se hidratado e alimentar-se com frequência. Levar água ou sumos, fruta e sanduíches.
- Usar roupa leve, chapéu, calçado prático e confortável. Não esquecer o protector solar, evitando escaldões.
- Consultar as previsões meteorológicas para estar preparado para calor, exposição solar ou chuva.
- Evitar transportar objectos de valor, trazer apenas o dinheiro indispensável.
- Ter atenção à localização do veículo que o transportou. Não deixar bens à vista dentro da viatura.
Durante o evento:
- Desfrutar de todos os momentos preparados para a família, com diversão e, não esquecer de proteger também o meio envolvente e o Terreiro do Paço que está a receber.
- Ajudar as pessoas que necessitem de apoio.
- Nos acessos e recinto seguir as indicações da organização, sinalética e das forças de segurança.
- Em caso de detecção de alguma situação anómala, comunicar de imediato a um elemento da organização.
- Nos casos de deslocação em grupo, estar atento aos idosos e às crianças que acompanham. Anotar a identificação e o n.º de telemóvel do responsável.
Depois do evento:
- Aguardar com serenidade para permitir uma saída faseada do recinto.
Como ir?
Para quem tenciona deslocar-se em viatura própria, tendo em conta o número de pessoas esperadas, a organização apela a que se evite levar o carro para as zonas circundantes ao Terreiro do Paço, de forma a evitar engarrafamentos e situações de obstrução das vias públicas, essenciais para a circulação regular do tráfego. Assim, sugere-se o estacionamento noutras zonas e parques de estacionamento da cidade, recorrendo posteriormente à rede de transportes públicos – nomeadamente rede de Metro – que deixará os visitantes no local do evento.
Sugestão de Rede de Transportes Públicos para acesso ao Terreiro do Paço:
Metro (Preferencial)
Estações recomendadas para descer no Terreiro do Paço:
- Avenida (linha azul)
- Marquês de Pombal (linhas: azul e amarela)
- Chiado (linha verde e azul)
- Restauradores (linha azul – tem ligação com linha de comboios Rossio/Sintra da CP)
- Parque (linha azul)
- São Sebastião (linhas: azul e vermelha)
- Picoas (linha amarela)
- Alameda (Linha vermelha e verde)
- Cais do Sodré (linha verde)
- Terreiro do Paço (linha verde)
Vimeca (autocarros)
Paragens localizadas na Alameda Edgar Cardoso (via paralela ao Parque Eduardo VII).
Transtejo (cais com ligação ao Metro)
- Cais do Sodré (ligação à linha Verde do Metro)
- Terreiro do Paço (ligação à linha Verde do Metro)
CP (estações recomendadas para descer com acesso a linha Metro)
- Rossio
- Cais do Sodré
- Sete Rios
- Entrecampos
- Santa Apolónia
Segurança no Recinto
A organização apela a todos os presentes para colaborarem sempre com as entidades presentes no recinto com vista a garantir a segurança de todos. O Mega Pic-Nic tem um Plano de Segurança do Evento que prevê diversos aspectos e infraestruturas para o efeito:
- Posto de Comando PSP – Especial Mega Pic-Nic
- Ponto de Encontro (pessoas perdidas)
- Instalações Sanitárias
- Os cuidados de saúde serão assegurados através de equipas móveis e Postos Médicos Avançados presentes no recinto.
- Bombeiros Voluntários.