Efacec vai criar a primeira comunidade energética renovável do Porto
É através do projeto projeto Asprela + Sustentável que se vai criar a primeira Comunidade de Energia Renovável (CER) da cidade do Porto. Vão ser instalados, por parte do Município do Porto, sistemas de geração de energia renovável (fotovoltaica) nos telhados de alguns edifícios. As soluções tecnológicas a implementar vão beneficiar 180 famílias do Bairro de Agra do Amial e a Escola Básica da Agra.
A Efacec, como parceiro do projeto, implementará a sua gama Flexergy de sistemas de armazenamento eletroquímico de energia elétrica, especificamente um deles, o Battery Block composto por baterias de segunda vida – provenientes de veículos elétricos. O conceito de CER será materializado através do denominado Efacec eHub, que para além dos ativos supramencionados inclui um software de gestão de energia dedicado e integrado, contemplando as habitações e a escola como consumidores, os ativos de geração e armazenamento de energia e técnicas de previsão de produção e consumo de energia baseadas em algoritmos de inteligência artificial.
Estas medidas visam uma gestão eficiente da energia, o aumento da penetração de energia de fontes renováveis, a redução da produção de resíduos maximizando a sua reutilização e reciclagem, tendo como objetivo dar passos concretos para um modelo circular de gestão do sistema alimentar e de fornecimento de dados a decisores políticos através da disponibilização de plataformas dedicadas.
O projeto será implementado até dezembro de 2023 na zona da Asprela, em Paranhos, e será um laboratório vivo destinado a mitigar as alterações climáticas com o objetivo de tender para a neutralidade carbónica na cidade. Este foi aprovado com a classificação mais elevada dos projetos a concurso, no âmbito do programa “Ambiente, Alterações Climáticas e Economia de Baixo Carbono”, promovido pelo EEA Grants.