APREN dedica novo programa de literacia energética a alunos do primeiro ciclo
As energias estão um passo mais perto da comunidade escolar graças ao novo programa de literacia energética da APREN – Associação Portuguesa de Energias Renováveis. No âmbito do Dia da Energia, que se celebrou no dia 29 de maio, e ao abrigo do Projeto APRENDE, a Associação lançou um projeto-piloto direcionado para alunos do primeiro ciclo com o objetivo de promover a educação energética e suscitar a curiosidade dos mais novos pelo setor.
Ao longo de 60 minutos, o programa coloca as crianças em contacto com alguns dos principais conceitos do mundo da Energia, familiarizando-os com termos e explicando o seu significado de forma lúdica, simples e divertida. As atividades dinâmicas passam pelo visionamento de um vídeo, por um debate, pela organização de um exercício prático e por um passatempo criativo.
Esta segunda-feira, duas turmas do 3º e 4º ano da EB1 Rebelo de Andrade, em Oeiras, foram as primeiras a experienciar o projeto em sala de aula. O objetivo é chegar a mais escolas do país.
“Após esta primeira edição estamos agora aptos a implementar o programa noutras escolas do primeiro ciclo em Portugal, levando a mensagem de sustentabilidade associada à eletricidade renovável a uma comunidade cada vez maior de crianças, e contribuindo para criar uma geração mais informada e preparada”, afirma Pedro Amaral Jorge, Presidente da Direção da APREN.
Este programa é implementado pela The Inventors, que se dedica ao desenvolvimento de experiências pedagógicas com o objetivo de inspirar crianças para as áreas das engenharias, artes e criatividade, e conta com a contribuição da UpSideUp.