Elefantes têm pele permeável para arrefecerem no calor



Muitos de nós não conseguiríamos suportar o calor tórrido do Verão se não fossem as ventoinhas, os ares condicionados – ou as sombras, pelo menos. Mas o que pode um elefante exposto ao sol fazer nesta situação? Os cientistas acabaram de identificar um fenómeno que ajuda estes animais a refrescarem-se: a sua pele torna-se mais permeável durante o calor.

Pode dizer-se que este é o terceiro recurso usado pelos elefantes em ambientes muito quentes – para além de possuírem uma pelagem curta e de abanarem as grandes orelhas para fazerem vento –, segundo um estudo publicado no The Journal of Experimental Biology.

Os cientistas registaram o calor e a humidade libertados por 13 elefantes africanos e asiáticos e descobriram que a sua pele se abre de forma eficaz em temperaturas do ar tão baixas quanto 10ºC a 12ºC, o que lhes permite transpirar.

A maioria dos mamíferos sua através das glândulas ligadas aos poros, mas os elefantes têm poros apenas entre os dedos. Ao tornarem a sua pele permeável, eles perdem muito mais humidade por evaporação e são, assim, capazes de arrefecer mais depressa.

Mesmo assim, estes animais têm de beber imensa água para evitar a desidratação – até 200 litros por dia, no auge do Verão.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...