Primeira unidade de produção de hidrogénio verde em África deverá ficar concluída em 2024
A empresa francesa HDF Energy está a construir uma unidade de produção de hidrogénio verde na Namíbia, África, que terá um custo de 180 milhões de euros. Estará concluída em 2024, tornando-a na primeira central de hidrogénio do continente.
Segundo o site “Inhabitat”, a empresa disse que quando a unidade estiver operacional, fornecerá energia 24 horas por dia, ao longo de todo o ano.
Actualmente, a Namíbia importa quase 40% do seu consumo energético mas é, contudo, bem dotada de recursos naturais que podem ajudar a explorar a energia verde. É dos países mais com mais sol do mundo e, por isso, tem um enorme potencial tanto para a energia eólica como solar, acrescenta a mesma fonte.
A Namíbia começou a elaborar planos de energia verde já em 2008, mas pouco se tem conseguido fazer ao longo dos anos. De olhos postos no hidrogénio, o país pode fazer progressos significativos na área da energia verde.
Através do projeto Swakopmund vão ser instalados painéis fotovoltaicos com capacidade de 85 megawatts (MW) que vão alimentar o eletrolisador que irá produzir o hidrogénio.
“Anualmente podemos produzir 142 gigawatts por hora, o suficiente para 142.000 habitantes e isso é conservador”, disse Nicolas Lecomte, director da HDF Energy para o Sul de África, citado pelo “Inhabitat”.