Mercadona investe mais de 140 milhões de euros na Estratégia 6.25 para reduzir o plástico
O desenvolvimento da Estratégia 6.25 implica um plano ambicioso, transversal a todas as áreas da empresa, razão pela qual a Mercadona prevê investir mais de 140 milhões de euros até 2025 para levar a cabo todas as ações.
Em comunicado, a empresa explica que, nos últimos dois anos, trabalhou “arduamente” para realizar as duas primeiras ações da Estratégia e para cumprir o seu compromisso de transformar todas as suas lojas em Lojas 6.25 em menos de um ano, o que representou um investimento de 30 milhões de euros.
Segundo a mesma fonte, o desenvolvimento da Estratégia 6.25 implica mudanças em diferentes processos desde a reformulação das embalagens do futuro, em coordenação com os fornecedores, até à adaptação de lojas e logística, o processo de gestão de resíduos, etc. É um “plano ambicioso, transversal” a todas as áreas da empresa, razão pela qual a Mercadona prevê investir mais de 140 milhões de euros até 2025 para levar a cabo todas as ações.
No ano passado, a Mercadona adaptou todas as suas lojas ao novo modelo de “Loja 6.25”, que oferece aos “Chefes” informação sobre reciclagem, novos sacos de secção, pictogramas nas embalagens para facilitar a separação correta, novos caixotes de lixo para reciclagem nas secções, nas entradas e na secção de Pronto a Comer. Além disso, para este novo modelo, o sistema de gestão de resíduos foi melhorado e alargado de modo a incluir também a recolha de cápsulas de café, explica a empresa.
A mesma fonte destaca que, graças à logística inversa e ao seu modelo de gestão de embalagens comerciais, a Mercadona recicla películas plásticas e reutiliza-as, em parte, para elaborar os seus sacos de compras reutilizáveis, evitando a utilização de mais de 180.000 toneladas por ano de materiais de utilização única.
Os sistemas de reutilização e reciclagem já consolidados na empresa, as suas estratégias de prevenção do desperdício alimentar e redistribuição de resíduos alimentares e a Estratégia 6.25 fazem com que a que a Mercadona recupere anualmente mais de 267.000 toneladas de materiais recicláveis, que se tornam novamente matérias-primas nos ciclos de produção e permitem à empresa avançar eficientemente e em colaboração com os “Chefes”, até à Economia Circular, sublinha a empresa.