XZERO, um modelo para cidades sustentáveis no futuro



Segundo o site “Inhabitat”, a XZERO tem como objetivo proporcionar um estilo de vida de zero carbono para aproximadamente 100 mil residentes, espalhados por 30 mil lares. A cidade é holisticamente concebida e sustentável a nível ambiental, social e económico.

O plano diretor incorpora várias estratégias ativas e passivas para um design amigo do ambiente. Estas estratégias incluem tecnologia avançada que é integrada na cidade para assegurar elevados padrões de vida, minimizando ao mesmo tempo a pegada de carbono.

As passivas são uma característica chave da XZERO e formam parte integrante da mitigação do clima quente e desértico do local. Um exemplo disto é a infraestrutura azul e verde espalhada por toda a cidade. A azul refere-se a características da água, tais como lagoas e riachos. Já a verde denota espaços verdes como parques e florestas.

Nos seus desenhos, a URB tem controlado a densidade do tecido urbano para maximizar a relação de espaço verde. Isto é feito através da incorporação de espaços verdes em ilhas de calor urbano, tais como zonas residenciais, para o arrefecimento natural, o que permite não apenas vistas deslumbrantes, como também incentiva a interação entre os residentes e o seu ambiente natural.

Paisagem será “resiliente” e adaptada ao clima local

A paisagem é o núcleo do projeto e está concebida para ser resiliente e adaptada ao clima local. Ao fazê-lo, aumenta o bem-estar e a biodiversidade na área. O paisagismo é integrado com os wadis, que são vales que se transformam em riachos durante a estação das chuvas. Este ambiente meticulosamente concebido permite às pessoas interagirem em espaços naturais exuberantes, que simultaneamente suportam a flora e fauna locais da região.

Para ligar os residentes a diferentes espaços, o plano da cidade incorpora redes de caminhadas primárias e secundárias, que são sombreadas e ligadas a outros sistemas de transporte amigos do ambiente. Estes incluem o ciclismo e a utilização de buggies de carros de golfe elétricos para viajar para diferentes partes da cidade.

Paisagismo incorpora métodos agrícolas urbanos para produzir alimentos para os habitantes da cidade

A cidade encorajará uma economia circular verde em todas as suas indústrias agrícolas, energéticas e turísticas. Cada indústria tem um centro que fornece soluções amigas do ambiente para as necessidades dos habitantes. Por exemplo, o paisagismo incorpora métodos agrícolas urbanos para produzir alimentos para os habitantes da cidade. Estes incluem hortas comunitárias e verticais, aquapónica e agricultura biossalina para maximizar a infraestrutura azul e bio-domésticos para ambientes de cultivo mais controlados. Haverá também um centro de tecnologia verde para apoiar o cultivo de alimentos para impor uma gestão adequada dos resíduos e produzir e controlar o consumo de energia. A cidade também dependerá inteiramente de fontes de energia renováveis para sustentar as suas exigências de energia.

Para além de servir os residentes da XZERO, a cidade promoverá o turismo sustentável através de estâncias e alojamentos ecológicos. Incorpora ainda espaços de entretenimento especialmente concebidos, como o centro de conservação da natureza e o parque utilitário, para envolver e educar os visitantes.

 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...