Amazónia enfrenta os piores incêndios dos últimos dez anos



A região brasileira da Amazónia enfrenta os piores incêndios dos últimos dez anos, denunciou no sábado o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

De acordo com aquela unidade de investigação do ministério brasileiro da Ciência, Tecnologia e Inovação, em setembro deste ano foram registados 41.282 incêndios na Amazónia, número que não era atingido desde setembro de 2012.

Na maioria dos casos, os incêndios têm origem em ação humana, na tentativa de apropriação de terras da selva amazónica para cultivo e pecuária.

Os fogos reduzem a massa florestal, fundamental para captar e processar dióxido de carbono (CO2) e, portanto, vital para conter as alterações climáticas.

A proteção ambiental é um dos temas-chave das eleições presidenciais de hoje, no Brasil. O atual presidente e candidato, Jair Bolsonaro, destaca o potencial económico da Amazónia na agricultura e na mineração.

O seu rival, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, comprometeu-se a reforçar a proteção ambiental e climática.

Às presidenciais brasileiras concorrem 11 candidatos: Jair Bolsonaro, Luiz Inácio Lula da Silva, Ciro Gomes, Simone Tebet, Luís Felipe D’Ávila, Soraya Tronicke, Eymael, Padre Kelmon, Leonardo Pericles, Sofia Manzano e Vera Lúcia.

Caso nenhum dos candidatos ultrapasse 50% hoje, os dois mais votados, que a avaliar pelas sondagens devem ser Lula da Silva e Jair Bolsonaro, voltam a enfrentar-se numa segunda volta em 30 de outubro.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...