Espécies de peixes extintas há 100 anos estão a reproduzir-se



A truta Oncorhynchus clarkii stomias, que foi considerada extinta há mais de 100 anos, regressou ao Colorado. Pensava-se que tinha desaparecido na década de 1930, devido à pesca excessiva e à poluição mineira, entre outras causas, mas segundo biólogos dos Parques e Fauna Selvagem do Colorado (CPW), estas espécies de trutas estão de novo a reproduzir-se.

Segundo o site “Inhabitat”, em 2012, investigadores descobriram um pequeno grupo de trutas Oncorhynchus clarkii stomias perto de Bear Creek, no centro do Colorado, iniciando esforços para reproduzir a espécie. Todos os anos, biólogos visitavam a área para recolher os ovos e espalhá-los por outras regiões para uma eclosão segura. Ao longo dos anos, o grupo de Biólogos dos Parques e Vida Selvagem do Colorado tem, assim, ajudado a população a crescer.

Segundo a mesma fonte, a espécie está agora a recuperar naturalmente, tendo atingido números suficientes de maturidade para facilitar a reprodução.

“A sobrevivência a longo prazo e a reprodução natural dos Oncorhynchus clarkii stomias descobertos é um marco importante para os nossos esforços de recuperação e uma enorme vitória para a conservação”, lê-se na declaração da CPW.

Os biólogos acrescentam que este sucesso não marca o fim dos seus esforços. Continuarão a reproduzir os ovos e a espalhar a espécie para outros locais a fim de aumentar a sua população.

“O nosso pessoal de incubação juntamente com os nossos parceiros ultrapassou imensos obstáculos para poder replicar a espécie em cativeiro”, disse Josh Nehring da CPW. “Agora vê-los na paisagem do seu habitat nativo a replicarem-se por si próprios é uma enorme sensação de realização para todos os envolvidos”.

 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...