Projetos inovadores de gestão de recursos hídricos apresentados na Cimeira Nacional de AgroInovação



A Cimeira Nacional de AgroInovação, que se realiza já nos próximos dias 11 e 12 de outubro, no CNEMA, em Santarém, incluirá a apresentação de um número alargado de projetos inovadores, desenvolvidos em parcerias que envolvem produtores e investigadores.

Sob o mote “A inovação é o motor do setor”, será dado destaque a projetos dedicados à eficiência do uso dos recursos tais como: solo, água e energia, que são precisamente grandes desafios do setor, avança a organização do evento em comunicado.

Segundo a mesma fonte, serão apresentados resultados de projetos que “visam a sustentabilidade económica, ambiental e social do setor, com soluções inovadoras para as diferentes fileiras, que incluem, nomeadamente, práticas culturais inovadoras, conhecimento e tecnologia, na área da gestão sustentável do solo e da fertilização, agricultura e pecuária de precisão, fitossanidade e sanidade animal com reforço do recurso a mecanismos naturais de controlo, circularidade, novas cadeias de valor, modos de produção sustentável, biológica e outros modos, entre outros temas”.

Haverá ainda uma mostra tecnológica e visitas de campo demonstradoras de inovação.

O evento, iniciativa do Ministério da Agricultura e Alimentação, através da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR), será também palco do Concurso Realidade virtual e realidade aumentada: Oportunidades para a sustentabilidade do agronegócio – CA, patrocinado pelo Crédito Agrícola. Nele participam equipas de jovens estudantes da área tecnológica.

As três equipas mais votadas apresentarão os seus projetos ao júri do Agro Tank, que, por sua vez, selecionará a equipa vencedora.

Realizar-se-á ainda a entrega do Prémio Empreendedorismo e Inovação Crédito Agrícola, que “reconhece os projetos nacionais mais inovadores nos setores agrícola, agro-alimentar e florestal” e a assinatura dos contratos dos projetos de investigação e inovação referentes à iniciativa emblemática “Agricultura 4.0”, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e da Agenda de Inovação para a Agricultura 2030.

As inscrições podem ser realizadas no site do evento.

 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...