Resíduos humanos podem estar a contaminar os vegetais do Michigan



Os consumidores do Michigan foram alertados de que os seus vegetais podem estar contaminados com resíduos humanos. Uma quinta chamada Kuntry Gardens estava a utilizar “resíduos humanos crus e não tratados nos campos onde os produtos eram cultivados para venda a mercearias locais e venda direta”, alertou o Departamento de Agricultura e Desenvolvimento Rural do Michigan (MDARD).

“Será que estas pessoas não ouviram falar de hepatite?”, questiona o site “Inhabitat”, sublinhando que é ilegal utilizar resíduos humanos não tratados como fertilizante, devido ao risco de e-coli, norovírus, rotavírus, hepatite A entre outras patologias que não se quer contrair. Segundo a mesma fonte, a transgressão fecal foi detetada durante uma inspeção de rotina a Kuntry Gardens, localizada em Homer, no Michigan. Não foram relatadas doenças.

Segundo o site referido, o proprietário de Kuntry Gardens, Andy Stutzman está compreensivelmente apavorado e insiste que a aplicação noturna do solo foi acidental.

“Tratou-se apenas uma pequena mancha, como um metro por um metro e meio, de resíduos humanos que foram despejados de uma casa externa”, disse Stutzman. O agricultor nunca pensou que a contaminação se tivesse estendido mais. Mas, “despejar a “sua casa” em qualquer lugar perto de onde se cultiva comida faz lembrar aquele velho ditado: ‘Não cuspa no prato que comeu’. Não queremos realmente correr riscos com o resto do campo”.

Stutzman gere o Kuntry Gardens desde 2009 e vai encerrar o seu negócio agrícola durante o resto do ano para fazer testes extensivos ao solo. Se tudo correr bem, reabrirá na Primavera.

“Estamos todos a falar de segurança alimentar”, disse ele. “Não queremos pôr lá fora nada que não seja seguro”.

Pelo menos 10 retalhistas estavam a vender produtos com a marca Kuntry Gardens em 19 cidades do Michigan. Desde então, alguns cortaram o negócio com a quinta. MDARD disse que se as pessoas sentissem sintomas de doenças de origem alimentar, tais como náuseas, diarreia, febre, icterícia, dores de cabeça ou cãibras abdominais, deveriam procurar cuidados médicos de imediato.

 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...