Lousã com investimento de 550 mil euros para reduzir perdas de água
A Empresa Intermunicipal de Ambiente do Pinhal Interior (APIN) está a investir 550 mil euros na Lousã para reduzir e prevenir perdas de água naquele concelho, anunciou hoje a autarquia.
A APIN está a promover diversas empreitadas naquele concelho do distrito de Coimbra, “nomeadamente na zona dos Ramalhais, Gândara e Penedo, que têm como objetivo reduzir e prevenir perdas de água, nos sistemas de distribuição e adução de água”, afirmou a Câmara da Lousã, em nota de imprensa enviada à agência Lusa.
As intervenções, com recurso a financiamento comunitário, contemplam ainda “a substituição de 2.127 metros lineares de condutas em zonas identificadas como vulneráveis em termos de perdas de água, nomeadamente “ruturas”, e que significam um investimento de 118.652 euros”, salientou a autarquia.
No âmbito do investimento da APIN no concelho, está também prevista “a instalação de equipamento de controlo inteligente do fornecimento de água (caudalimetros eletrónicos, válvulas, sondas, dataloggers e outros) em diversas zonas”.
Estas empreitadas “têm como objetivo atingir uma redução das perdas de água muito significativa e contribuir para a sustentabilidade deste importante recurso”, sublinhou o município.