Equador assina acordo de proteção ambiental de 12 milhões de euros com Alemanha
O Ministério do Ambiente do Equador assinou na quarta-feira um acordo com o Banco de Desenvolvimento da Alemanha para a proteção de vários ecossistemas andinos por um montante de 12,4 milhões de euros.
O acordo prevê o financiamento do programa “Biodiversidade e Recursos Hídricos” em áreas de conservação e proteção hidrológica em quatro províncias andinas do Equador, de acordo com um comunicado.
O programa, de cinco anos, tem o apoio do Ministério Federal de Cooperação Económica e Desenvolvimento equatoriano e foi assinado durante a inauguração do novo escritório do Banco Alemão de Desenvolvimento em Quito.
As zonas de intervenção encontram-se em áreas protegidas, incluindo florestas e zonas de proteção de água, nas províncias andinas de Azuay, Carchi, Pichincha e Tungurahua.
O programa vai permitir a construção de infraestruturas, a monitorização de áreas de biodiversidade, o controlo de incêndios florestais e a restauração, utilização e exploração de áreas de intervenção, indicou a mesma nota.
Este plano vai ainda tornar possível estabelecer elementos para a conservação da biodiversidade e dos recursos hídricos nos ecossistemas de montanha.
O ministro do Ambiente equatoriano, Gustavo Manrique, salientou o apoio da Alemanha às políticas ambientais no Equador.
“A Alemanha é um parceiro importante para a implementação de projetos e programas centrados na proteção do ambiente, dos recursos naturais e da população equatoriana, para alcançar os objetivos de desenvolvimento sustentável”, disse.