7 condados da Califórnia podem estar expostos ao risco de tsunami
A “California Geological Survey” divulgou um novo mapa de localização de risco de tsunami, que identifica sete condados: Ventura, Napa, Santa Cruz, San Diego, Marin, Sonoma e Solano. Além disso, mostra as áreas e o grau de risco, de modo a ajudar os residentes a prepararem-se para uma potencial evacuação.
Segundo o “Inhabitat”, é a primeira vez que a entidade publica um mapa detalhado dos riscos de tsunami em mais de uma década. O último mapa foi divulgado em 2009, mas muita coisa mudou tecnologicamente desde então.
O site explica que os tsunamis são raros na Califórnia, mas toda a linha costeira do estado está exposta a potenciais ocorrências de tsunamis. Segundo o Gabinete do Governador dos Serviços de Emergência, “existe um enorme potencial de ocorrência de tsunamis em qualquer ponto da costa da Califórnia”. A última vez que um tsunami atingiu a Califórnia foi em Agosto, após a erupção vulcânica de Tonga, no Oceano Pacífico Sul.
Segundo a mesma fonte, um exemplo mostra que um terramoto ao largo das Ilhas Aleutas perto do Alasca resultaria em ondas de 18 a 25 metros em Santa Cruz. Este efeito seria duas vezes superior ao previsto pelo modelo de 2009. A nova modelação analisa também outras massas de água onde os tsunamis podem surgir.
Segundo o Serviço Nacional de Meteorologia, as ondas de tsunamis poderiam deslocar-se pela maioria das massas de água, incluindo rios que correm para os oceanos. Por outras palavras, os tsunamis “podem causar inundações a jusante, se não forem contidos”. Os peritos advertem que os piores locais a serem atingidos por um tsunami são praias, baías, lagoas, estuários, planícies de marés e fozes de rios.
O “Inhabitat” alerta que, com mais de metade da população da Califórnia a residir na costa, é importante fornecer informação suficiente sobre a possibilidade de ocorrência de tsunamis. O mapa fornece informações mais precisas que os habitantes locais podem utilizar para se prepararem para o pior. Mesmo assim, a probabilidade de ocorrência de um tsunami na Califórnia “é muito baixa”.
O objetivo da “California Geological Survey “é assegurar que as comunidades costeiras estejam conscientes e preparadas para o próximo tsunami”. A entidade acrescenta que “os mapas atualizados das áreas de risco de tsunami podem ser utilizados por funcionários, comunidades e indivíduos/famílias para atualizar ou criar os seus planos de evacuação contra o tsunami”.