Auchan cria Comité de Crise para a Gestão Energética



A Auchan criou um Comité de Crise para a Gestão Energética que visa identificar iniciativas que contribuam para uma maior poupança no consumo de energia. No passado mês de setembro, ainda antes da divulgação do Plano de Poupança de Energia 2022 -2023 aprovado pelo Governo, a empresa implementou já um conjunto de novas medidas que se juntaram às práticas da empresa. Atualmente, 100% da energia consumida pela Auchan é proveniente de fontes renováveis, através da compra de energia verde com certificado de origem.

Com 14 das suas maiores lojas a ostentarem a certificação ambiental ISO 14001., “são muitos os esforços que a Auchan Retail Portugal tem vindo a promover,” ao longo dos anos, para reduzir o consumo energético, como é o caso do  investimento em sistemas de climatização e de frio novos e mais eficientes; fecho dos móveis de frio com portas; iluminação LED; gestão técnica centralizada (frio, climatização, iluminação e instalações elétricas) e sistema de monitorização de consumos, explica a retalhista em comunicado.

Já em setembro último, acrescenta a mesma fonte, a empresa identificou e implementou iniciativas adicionais para os diferentes mercados das lojas. Na Padaria, Pastelaria e Gastronomia, ações como ligar os fornos até 20 minutos antes das fornadas; desligar os fornos e a extração entre fornadas ou desligar, ao final do dia, os equipamentos de apoio à produção (máquinas de embalar/selar, rádios, carregadores, balanças de aferição de peso, máquina de café) “vão permitir uma redução efetiva da fatura de consumo energético”.

Segundo o comunicado, “o mesmo é válido para os escritórios e áreas de venda, onde diligências como o controlo de iluminação através de sensores de presença, a climatização das salas de reuniões/formação, a regulação da temperatura no inverno e no verão e a colocação dos equipamentos em off mode no final da atividade/operação vão garantir um consumo mais sustentável”.

Nos últimos 10 anos, a retalhista reduziu o seu consumo de eletricidade em 33% por metro quadrado de área de venda, conclui a mesma fonte.






Notícias relacionadas



Comentários
Loading...