Agricultores da Califórnia fazem água potável a partir do tomate



Os tomates crus são normalmente transformados em vários produtos, como pasta de tomate, ketchup e molhos. No processo, os tomates dão normalmente cerca de 95% de água, que é depois drenada como desperdício. Agora a Ingomar Packing, uma empresa de processamento de tomate, recorreu à tecnologia para colher e purificar a água para beber.

A tecnologia foi inventada pela primeira vez na Austrália há cerca de uma década, mas nunca foi utilizada nos EUA. Se a ideia for adotada, o processamento do tomate não só ajudará a poupar água, como também aumentará o valor económico da cultura do tomate.

“Colhemos a água que se encontra presente nas frutas e legumes”, disse Terry Paule, CEO da Botanical Water Technologies, citado pela CBS News. “O que fazemos é apanhar inteligentemente esse condensado evaporativo, e depois passamo-lo através do nosso processo de purificação”, acrescentou.

Segundo o site noticioso, a empresa colocou à parte uma estação de processamento de água onde as unidades de colheita de água botânica estão contidas num contentor de transporte de carga para fins de transporte. Os contentores são então ligados às tubagens da Ingomar. A água é purificada e mantida em tanques prontos para abastecimento no caso de haver necessidade na área local.

“O que esperamos é expandir a nossa pegada aqui com esta tecnologia e, esperamos, iniciar uma tendência com instalações em todo o mundo onde este potencial não é aproveitado neste momento”, disse Greg Pruett, Gestor de Vendas & Energia da Ingomar.

Embora as unidades sejam bastante dispendiosas, a empresa está otimista de que as unidades irão produzir retornos num futuro próximo. Os primeiros tanques de água recolhidos estão a ser utilizados pelo Distrito de Irrigação da Califórnia Central para recarregar as águas subterrâneas.

“O nosso objectivo, em última análise, é ter um impacto positivo de 100 milhões das pessoas mais vulneráveis do mundo até 2025”, disse Paule.

 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...