Mais de 600 crianças envolvidas em ações de limpeza de praia promovidas pelo Pingo Doce
O Pingo Doce, através do seu programa Amar o Mar, dinamizou ações de limpeza, em parceria com a Novo Verde, nas praias por onde passou a Liga MEO Surf 2022. Em cada etapa decorreu, igualmente, uma ação de sensibilização junto dos mais novos para a adoção de comportamentos mais sustentáveis. No total, foram mobilizadas 610 crianças e recolhidos mais de 50 quilos de resíduos nos areais. Estas iniciativas decorreram no âmbito da associação do Grupo Jerónimo Martins a esta competição de surf, na qualidade de parceiro de sustentabilidade.
No decorrer das etapas da prova desportiva, que terminou no último fim-de-semana em Peniche, foram 20 as escolas do 1.º e 2.º ciclo que participaram nas iniciativas de limpeza e sensibilização nos areais das praias do Cabedelo (Figueira da Foz), Matosinhos (Porto), Ribeira d’Ilhas (Ericeira), Ribeira Grande (Açores) e Supertubos (Peniche). Antes de cada ação de limpeza, a mergulhadora Sónia Sousa Ell dinamizou ações de sensibilização junto das crianças, alertando-as para a importância e urgência de promover ativamente a conservação do Oceano e da vida marinha, sublinha a insígnia em comunicado.
Filipa Pimentel, Diretora de Desenvolvimento Sustentável e Impacto Local do Pingo Doce, faz um balanço muito positivo deste conjunto de iniciativas: “A enorme adesão e entusiasmo com que as ações foram acolhidas em cada praia deixam-nos bastante satisfeitos e reforçam a nossa convicção de que a comunidade está cada vez mais desperta para a importância da preservação do Oceano e da sua biodiversidade. A todos os que participaram nesta iniciativa, o nosso muito obrigado, em particular aos mais novos, que começaram desde cedo a assumir um papel ativo nesta nobre missão de cuidar do planeta”.
No final de cada ação de limpeza foi feita a contabilização, triagem e encaminhamento correto de todos os resíduos recolhidos.