Marca de roupa sem género liga as pessoas e o planeta
Levantamo-nos todos os dias, vestimo-nos e saímos, muitas vezes sem considerar o impacto ambiental dessas ações. Os têxteis, e a moda acelerada em particular, constituem uma das indústrias mais prejudiciais do planeta. Entre o consumo excessivo de água, produtos químicos tóxicos, poluição da água e utilização de materiais, muita coisa vai para um artigo de vestuário.
Segundo o “Inhabitat”, tendo isso em mente, a Wildfang está concentrada em minimizar esse impacto ao mesmo tempo que produz vestuário “responsável, duradouro e com estilo”. A empresa de vestuário neutra em termos de género “visa servir todas as formas corporais e géneros, e fá-lo com consideração pelo planeta”.
Segundo a mesma fonte, começou num estúdio em Portland, Oregon, mas tem atualmente salas de exposição tanto em Portland como em Los Angeles. Ao longo do caminho, a empresa manteve a missão de respeitar as necessidades do cliente e as do ambiente. Agora, orgulha-se de ter obtido a Certificação Climate Neutral. “É um reconhecimento conquistado através de uma cuidadosa atenção ao processo em todas as fases”.
“Vai mais além do que simplesmente fazer promessas para o futuro, embora a existência de um plano faça parte da avaliação. A Certificação Climática Neutra é um processo. É uma revisão por uma organização independente sem fins lucrativos que examina a seleção de materiais e processos utilizados no fabrico de produtos”, explica o “Inhabitat”.
Assim, acrescenta a mesma fonte, conta com um processo “rigoroso “de medição das emissões atuais, compensando-as e elaborando um plano de ação para as reduzir ainda mais no próximo ano. Atualmente, Wildfang é capaz de compensar todas as suas emissões de carbono, mas espera poder fazer ainda mais no futuro. O plano de 18 meses é “robusto, atacando de todas as frentes com um plano para reduzir o consumo de energia”. As fábricas de Wildfang já cumprem as normas de eficiência energética e de conservação de água. Além disso, o fabrico incorpora uma gestão intencional das águas residuais.
A maioria dos produtos é feita de algodão, sem materiais sintéticos, e a empresa mantém o foco em embalagens limpas com o objetivo de eliminar todo o excesso de embalagens e assegurar alternativas biodegradáveis. Além disso, o vestuário é produzido com ênfase na minimização de resíduos.
A Wildfang quer lançar o debate sobre várias questões, especialmente aquelas em torno da inclusão. A empresa faz regularmente doações para causas relacionadas e deu agora mais um passo com um compromisso que promete pelo menos 1% das receitas anuais para apoiar as organizações filantrópicas nas suas comunidades.