Londres inaugura maior ponte solar do mundo em 2013
A histórica ponte de Blackfriars, construída em 1869, vai tornar-se no próximo ano na maior ponte solar do mundo. A ponte, que divide Londres junto ao famoso Tate Modern, está a receber uma cobertura de painéis fotovoltaicos, que irão abastecer 50% da energia necessária para electrificar a estação homónima.
Ontem foram colocados 2.200 painéis fotovoltaicos, cerca de metade do total que está previsto instalar na centenária estação. Até ao final do ano o trabalho estará terminado, pelo que em 2013 os primeiros comboios começarão a circular sustentavelmente.
Ao todo serão 6.000 metros quadrados de tecto solar – o maior do mundo até à data – que será capaz de produzir 900 mil kWh por ano. Segundo as estimativas da cidade, o projecto irá poupar perto de 511 toneladas de emissões de gases com efeito de estufa para a atmosfera.
Desenhada e instalada pela Solarcentury, a engenharia solar do projecto utiliza módulos solares de alta eficiência produzidos pela Panasonic e terá iluminação natural. Finalmente, serão utilizados sistemas de captação de água da chuva.
Este projecto faz parte de um programa de mobilidade sustentável que levará comboios com mais composições no trajecto entre Bedford e Brighton, através do centro de Londres. Assim que esteja terminada, a estação receberá até 24 comboios por hora, que circularão pela capital britânica e poderão ser utilizados pelos seus cidadãos.