Sabia que pode comunicar com o seu gato piscando os olhos muito lentamente?



Se acha que é difícil interagir com o seu amigo felino, talvez não esteja a falar a língua deles. As pesquisas mostram que na realidade não é assim tão difícil. Só precisa de sorrir mais para eles. Não da forma convencional, mas à maneira dos gatos: estreitando os olhos e piscando lentamente.

Num estudo publicado em 2020, investigadores observaram interações entre gatos e humanos, e confirmaram que o ato de pestanejar lentamente faz com que os felinos se aproximem e sejam recetivos aos humanos.

“Como alguém que estudou o comportamento animal e é dono de um gato, é óptimo poder mostrar que os gatos e os humanos podem comunicar desta forma”, disse a psicóloga Karen McComb da Universidade de Sussex no Reino Unido quando os resultados do estudo foram publicados.

“É algo de que muitos donos de gatos já tinham suspeitado, por isso é empolgante ter encontrado provas para isso”.

Se já passou algum tempo com gatos, provavelmente já viu a sua expressão facial “olhos parcialmente fechados”, acompanhada de um piscar lento. É semelhante ao estreitamento dos olhos humanos quando sorriem, e ocorre normalmente quando o gatinho está relaxado e satisfeito. A expressão é interpretada como uma espécie de sorriso de gato.

Testemunhos anedóticos de donos de gatos deram a entender que os humanos podem copiar esta expressão para transmitir aos gatos que somos amigáveis e abertos à interação. Assim, no estudo, uma equipa de psicólogos concebeu duas experiências para determinar se os gatos se comportavam de forma diferente em relação aos humanos

Na primeira experiência, os donos piscaram lentamente a 21 gatos de 14 lares diferentes. Quando o gato estava instalado e confortável num local no seu ambiente doméstico, os donos foram instruídos a sentarem-se a cerca de um metro de distância e a piscarem lentamente quando o gato estava a olhar para eles.

As câmaras registaram tanto o rosto do proprietário como o rosto do gato, e os resultados foram comparados à forma como os gatos pestanejam sem interação humana.

Os resultados mostraram que os gatos são mais propensos a piscar lentamente para os seus humanos depois destes terem piscado lentamente para eles, em comparação com a condição de não-interação.

A segunda experiência incluiu 24 gatos de oito lares diferentes. Desta vez, não foram os donos a piscar, mas os investigadores, que não tinham tido qualquer contacto prévio com o gato. Para um melhor controlo, os gatos foram registados em resposta a uma condição de não pestanejar, em que os humanos olhavam para os gatos sem piscar os olhos.

Os investigadores realizaram o mesmo processo de pestanejar lento que na primeira experiência, acrescentando uma mão estendida em direção ao gato. E descobriram que não só os gatos tinham maior probabilidade de pestanejar de volta, mas que tinham maior probabilidade de se aproximarem da mão do humano depois de este ter pestanejado.

“Este estudo é o primeiro a investigar experimentalmente o papel do piscar lento na comunicação entre gatos e humanos”, explicou McComb, acrescentando que “ é algo que se pode experimentar com o próprio gato em casa, ou com gatos que se encontram na rua”. É uma ótima forma de reforçar a ligação que se tem com os gatos. Tente estreitar os olhos para eles como faria num sorriso relaxado, seguido de fechar os olhos durante alguns segundos. Verá que eles respondem da mesma maneira e poderá iniciar uma espécie de conversa”.

Gatos ecoam os traços de personalidade dos humanos com quem vivem

Os cães podem ser muito mais entusiasticamente demonstrativos do que os gatos, mas para os amantes de gatos, o fenómeno do piscar lento pode não ser uma surpresa.

As pesquisas dos últimos anos mostraram que os nossos amigos felinos estão muito mais em sintonia com os seus companheiros humanos do que anteriormente se supunha. Os gatos ecoam os traços de personalidade dos humanos com quem vivem, o que pode estar relacionado com a razão pela qual os gatos parecem reagir quando os seus humanos estão tristes. Eles também podem reconhecer os seus nomes (embora optem por ignorá-los muitas vezes). E os seus laços com os seus donos são surpreendentemente profundos.

É difícil saber porque é que os gatos pestanejam lentamente com os humanos desta forma. Tem sido interpretado como um meio de sinalização de boas intenções, uma vez que se pensa que os gatos interpretam os olhares ininterruptos como ameaçadores.

Mas também é possível que os gatos tenham desenvolvido a expressão, uma vez que os humanos respondem positivamente a ela. Com animais domesticados, é muitas vezes impossível de dizer.

Seja como for, parece ajudar a estabelecer uma relação.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...