MIT desenvolve chip que capta energia do sol, calor e vibrações. E vai substituir baterias dos gadgets.



Cientistas do MIT desenvolveram um novo chip electrónico que pode ser o primeiro passo para a criação de aparelhos electrónicos sem bateria. O chip pode operar com níveis de energia extremamente baixos e armazenar energia de várias fontes ao mesmo tempo – incluindo do sol, calor e até das vibrações do ambiente. Desta forma, não se desliga se uma destas fontes não estiver disponível.

A equipa que está a trabalhar neste novo chip é liderada pelo professor Anantha Chandrakasan e tem como objectivo principal criar um chip que consiga utilizar eficientemente várias fontes de energia. Ao fazê-lo, consegue garantir, na teoria, que o aparelho electrónico não fica sem bateria.

“O armazenamento de energia está a tornar-se numa realidade. A chave é o circuito, que combina eficientemente várias fontes de energia numa única”, explicou Chandrakasan, que é chefe do departamento de engenharia eléctrica e ciências computacionais do MIT.

Segundo o professor, muitos dos computadores que geram electricidade de factores ambientais focam-se numa única fonte ou, no caso de o fazerem através de várias fontes, mudam este processo consoante a fonte que estiver a gerar mais energia num momento particular.

A equipa do MIT acredita que todas as fontes poderão unir-se para gerar electricidade ao mesmo tempo. “Extraímos energia de todas as fontes. Num momento particular, a energia é extraída de uma fonte através deste chip, mas a energia das outras fontes é armazenada e recuperada mais tarde, por isso nada é desperdiçado”, explicou Saurav Bandyopadhyays, aluno de doutoramento do MIT, citado pelo Inhabitat.

A capacidade de extrair energia de várias e múltiplas fontes ajuda a maximiza-la, trazendo funcionalidade, por exemplo, a sistemas sem fios. O trabalho foi publicado no IEEE Journal of Solid-State Circuits.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...