Abertas candidaturas a apoios de 46 ME para painéis solares na agricultura
As candidaturas para apoios à aquisição de painéis fotovoltaicos por explorações agrícolas, unidades industriais e aproveitamentos hidroagrícolas, com dotação global de 46 milhões de euros, estão abertas, informou hoje o Governo.
“Estão abertas as candidaturas para aquisição e instalação de painéis fotovoltaicos nas explorações agrícolas, em unidades agroindustriais e aproveitamentos hidroagrícolas”, informou o Ministério da Agricultura e da Alimentação, em comunicado.
O gabinete da ministra Maria do Céu Antunes lembrou que “estes apoios contam com um reforço global de 46 milhões de euros”, o que, disse, permite “dar resposta ao compromisso assumido e aumentar a taxa de apoio aos agricultores”.
Desta forma, as taxas de apoio foram reforçadas de 40% para 70%, naquilo que o Governo considera “um esforço coletivo essencial” para garantir “a sustentabilidade ambiental, social e económica da agricultura nacional”.
Para a ministra da Agricultura, citada na mesma nota, “é inegável que, neste desafio de escala global” é preciso “garantir uma transição energética rápida, eficaz, inclusiva e justa, que permita mitigar os efeitos das alterações climáticas e da crise energética e, ao mesmo tempo, assegurar a capacidade de produção de alimentos seguros, de qualidade e a preços acessíveis”.
Até ao final do ano, será ainda aberto novo aviso, com uma dotação de 1,5 milhões de euros, para reforço da sustentabilidade energética dos aproveitamentos hidroagrícolas, acrescentou o Ministério.