Livro revela quem o lobo (ibérico) realmente é para o público infantil



A organização não governamental de ambiente Palombar – Conservação da Natureza e do Património Rural acaba de editar o livro “O Lobo Que Não Era Mau” para o público infantil, que revela aos mais pequenos quem o lobo-ibérico realmente é.

“Através da desconstrução das ideias-chave presentes num dos contos infantis mais populares cujo vilão é o lobo – O Capuchinho Vermelho -, que produziram, no imaginário social coletivo, uma imagem negativa desta espécie, o livro mostra, numa narrativa conduzida pelas dúvidas e curiosidade intrínsecas de uma criança, quem é o lobo-ibérico (Canis lupus signatus), abordando vários temas fundamentais relacionados com este mamífero, como a sua biologia, valor ecológico, comportamento, ameaças que enfrenta e medidas práticas de conservação que promovem a coexistência pacífica do homem com o lobo”, explica a Palombar em comunicado. O livro integra ainda um “Lobo-Questionário” que ajuda as crianças a consolidarem informações-chave sobre esta espécie icónica.

Da autoria de Uliana de Castro, técnica superior de comunicação da Palombar licenciada em Jornalismo, com uma larga experiência na produção de conteúdos na área da conservação da natureza, e ilustrações de César Miranda, ilustrador formado em Comunicação Visual com um vasto currículo no campo da ilustração de obras infantis, o livro conta com o prefácio escrito por Francisco Petrucci Fonseca, Professor da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Investigador do cE3c/CHANGE e Presidente do Grupo Lobo. O seu trabalho de investigação tem contribuído para o melhor conhecimento do lobo e para uma maior aceitação desta espécie animal.

Este livro foi editado com o apoio da Direção Regional de Cultura do Norte, da Associação de Conservação do Habitat do Lobo Ibérico e dos municípios de Bragança, Guarda, Miranda do Douro, Mogadouro, Montalegre e Vimioso.

Segundo o comunicado, a obra irá integrar o Programa Educativo da Palombar e será usado nos agrupamentos de escolas nos quais a organização intervém como uma ferramenta literária interdisciplinar que permite trabalhar com os alunos temáticas associadas à educação ambiental e à conservação da natureza, com foco no lobo-ibérico. A edição de livros didáticos e informativos sobre espécies da fauna portuguesa dirigidos para o público infantojuvenil tem sido uma aposta da Palombar. Foram já anteriormente editados pela organização os livros “Vamos Conhecer as Aves Necrófagas” e “O Diário Secreto da Águia-de-Bonelli”.

O livro está à venda sob encomenda através do e-mail palombar@palombar.pt | Preço 12€ (inclui portes de envio para Portugal continental) | Para entrega até ao Natal, as encomendas devem ser realizadas até ao dia 16 de dezembro.

Sinopse do livro

Descobre a verdadeira história sobre o lobo que ninguém te contou: e este é um lobo muito especial, o lobo-ibérico, que só existe em Portugal e Espanha e está ameaçado de extinção. Através da desconstrução das ideias-chave presentes num dos contos infantis mais populares cujo vilão é o lobo – O Capuchinho Vermelho -, que produziram, no imaginário social coletivo, uma imagem negativa desta espécie, o livro mostra, numa narrativa conduzida pelas dúvidas e curiosidade intrínsecas de uma criança, quem o lobo-ibérico realmente é, abordando vários temas fundamentais relacionados com este mamífero. Vais descobrir?

Excerto do prefácio

“Estou certo de que este livro é uma mais-valia para a mudança de atitudes para com o lobo, assim como contribuirá para uma maior consciencialização do valor intrínseco desta espécie e, como tal, à sua maior aceitação pelo homem.” – Francisco Petrucci Fonseca





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...