Baião prepara medidas para poupar energia e água em equipamentos municipais
A Câmara de Baião, no distrito do Porto, anunciou hoje a implementação de medidas para poupar energia e água nos equipamentos municipais, destacando-se a iluminação de Natal, que será desligada a partir das 23:00.
O pacote de “medidas de racionalização” aprovado pelo executivo vai ser aplicado a curto e médio prazo.
“Desligar iluminação exterior de caráter decorativo dos edifícios municipais, a partir das 24:00, desligar ‘outdoors’ digitais a partir das 22:00, iluminação de Natal ligada apenas no horário entre as 18:00 e as 23:00” são algumas das medidas incluídas nas ações indicadas pelo município.
A autarquia vai também regular as temperaturas e horário de funcionamento dos equipamentos de climatização interior dos edifícios municipais, regular a temperatura ambiente e da água das piscinas cobertas e substituir de forma progressiva toda a iluminação exterior e interior dos edifícios municipais por iluminação LED.
Refere ainda a autarquia que estas ações vão complementar outras já implementadas, nomeadamente a substituição total da iluminação pública por sistema LED e a redução do consumo de água, através da diminuição dos ciclos de rega e instalação de redutores de pressão.
O presidente da Câmara, Paulo Pereira, citado no comunicado enviado à agência Lusa, refere que estas medidas se justificam “perante os fortes indícios de escassez”.
“É um contributo neste desígnio que a todos importa e para o qual todos somos chamados”, acentuou.