Uma casa magnífica que se abre para o ar e para o sol



Na República Checa, no limite da floresta de Krivoklat, uma área residencial conhecida por ter habitações de fim-de-semana tem uma nova casa renovada. A planta é um quarto de círculo com paredes feitas de blocos de betão. As paredes arredondadas e o teto foram construídos em madeira neste redesenho que abre a casa para o jardim do Sudoeste.

A fachada aberta é feita de janelas dispostas em caixilhos antracite. Os arquitetos, Stempel e Tesar architekti, utilizaram o contraste entre o betão e a madeira no interior e no exterior para albergar uma sala de estar, cozinha e sala de jantar e uma escada aberta que leva até quatro quartos no andar de cima. As casas de banho, as salas de serviço e os espaços de armazenamento estão localizados ao longo das paredes de betão, avança o “Inhabitat”.

Além disso, os proprietários iniciaram o projeto de renovação desta casa antes da pandemia, por amor à natureza. Eles não tinham a noção de que esta seria a solução perfeita para um tempo de isolamento e pessoas que fogem das cidades para passar tempo ao ar livre. Esta casa abre-se ao sol como um ventilador, absorvendo a energia solar passivamente, mas impedindo o sobreaquecimento através da utilização de um telhado suspenso e sombreamento horizontal nas janelas.

Entretanto, são utilizadas sombras tanto no interior da casa como no interior das janelas com vidro triplo. No Inverno, esta casa absorve o calor para reduzir os custos energéticos. Um fogão com permutador de calor no centro da casa reduz ainda mais os custos de aquecimento.

Foi utilizada madeira renovável durante a maior parte da construção, emparelhada com vigas e tirantes de aço. Móveis foram incorporados na casa entre as vigas para fazer com que os quartos da casa se assemelhassem a cabines de navio. Os lados de barlavento da casa são protegidos com blocos de betão para assegurar uma maior durabilidade dos materiais de construção e da casa. Uma parede sanduíche isolada absorve o calor enquanto aumenta a estabilidade estrutural.

Além disso, a lagoa otimiza a recolha da água da chuva para regar o jardim durante períodos secos e tem a sua própria estação de tratamento de zonas radiculares. Este corpo de água também arrefece o microclima em redor do edifício. A casa não cria águas residuais para a rede de esgotos local, mas utiliza toda a água duas vezes no mínimo. A casa também reutiliza o ar fresco quente do exterior durante o Inverno.

Sob o jardim, os projetistas instalaram uma adega pré-fabricada feita de plástico reciclado. As ferramentas e bicicletas de jardinagem são mantidas em contentores de transporte que são pintados de cor laranja e mantidos em ambos os lados da parede de cimento da casa, criando privacidade extra num estilo industrial, mas decorativo, para o lado virado para a rua da casa.

 

 






Notícias relacionadas



Comentários
Loading...