Maior parque solar do mundo nasce na Alemanha
Responsáveis pelas empresas Unlimited Energy e a Saferay anunciaram a construção daquele que será o maior parque solar do mundo em capacidade instalada. O parque está situado perto da cidade de Senftenberg, na Alemanha, e nasceu num improvável local: uma mina a céu aberto abandonada.
O parque, que terá um total de 166 MW, está ainda em construção, mas uma primeira fase, de 78MW, já está operacional – e foi construída em apenas três meses, destroçando recordes como este.
Esta quinta solar irá recolher os raios de sol através de 330 mil módulos solares, convertendo-os em energia com 62 estações centrais de inversores. “O enorme tamanho do parque e rápida construção estão a elevar a qualidade no desenvolvimento de parques solares, levando outras a empresas a seguirem este exemplo”, explica o Inhabitat.
Antes da construção deste parque, os terrenos estavam inutilizados – ou melhor, ficaram inutilizados devido a dezenas de anos de exploração mineira. O facto de esta massa de terra ter sido transformada num parque fotovoltaico é também uma medida simbólica e arrojada da indústria das energias renováveis.
Paralelamente, a Unlimited Energy – que construiu o parque – criou reservas de vida selvagem entre as instalações solares, tomando também acções para preservar o crescimento das plantas locais. Este será, de resto, um dos grandes desafios futuros da indústria das energias renováveis: conjugar as instalações solares – ou eólicas – com a biodiversidade.