Autarquia de Mafra cria “Parque Verde Urbano da Ericeira”
A Câmara Municipal de Mafra deliberou, por unanimidade, criar um equipamento “fundamental” para o bem-estar da comunidade – o “Parque Verde Urbano da Ericeira” –, procedendo à desafetação de parte da área do Parque de Campismo,
Em comunicado, a autarquia explica que o Parque de Campismo é o “único terreno de que o Município dispõe na proximidade da malha urbana consolidada da vila que, para além de um contínuo arbóreo que proporciona sombras, tem capacidade para instalação de variados equipamentos desportivos e de recreio”. Ao mesmo tempo, acrescenta, “num território distinguido como Destino Turístico Sustentável e como Reserva Mundial de Surf, pretende-se investir na qualificação das infraestruturas do Parque de Campismo”.
Segundo a mesma fonte, nos termos da deliberação tomada, foi instruída a empresa municipal Giatul, EM, SA (responsável pela exploração do Parque de Campismo) para apresentar o projeto de execução e respetivo orçamento até ao final do primeiro trimestre de 2023, de modo a que a execução deste investimento seja iniciada durante o corrente ano.
O projeto incluirá duas valências. Por um lado, explica a autarquia, a construção do Parque Verde Urbano da Ericeira em parte da área afeta ao atual Parque de Campismo e, por outro, a realização de necessárias obras de beneficiação e renovação da área que continuará afeta ao Parque de Campismo, procedendo-se também à reorganização dos espaços.
O Conselho de Administração da Giatul deliberou também comunicar aos utilizadores do Parque de Campismo, por tendas, caravanas, mobilehomes ou outros (cujos contratos cessaram por caducidade em 31/12/2022, uma vez que, conforme disposto na cláusula 2.ª, a duração dos mesmos é sempre limitada até 31 de dezembro do próprio ano da celebração), que retirem dos respetivos espaços todos os seus bens e equipamentos próprios.
Para tal, “é permitido que o façam até à data limite de 28/02/2023, de modo a que se proceda ao encerramento total do Parque de Campismo no dia 01/03/2023, condição necessária para viabilizar os trabalhos não só de beneficiação/ requalificação deste empreendimento destinado ao turismo (cuja reabertura se estima durante o próximo mês de junho), como também de criação do Parque Verde Urbano da Ericeira”, conclui a mesma fonte.