Jovens portugueses desenvolvem torneira que permite lavar, desinfectar e secar as mãos
Sete alunos do ATEC do Freixeiro, no Porto, desenvolveram uma torneira que permite lavar, desinfectar e secar as mãos. O projecto venceu a edição da competição nacional A Empresa, da Junior Achievement Portugal, e vai agora concorrer com outras ideias internacionais, em Bucareste.
Denominado Aquavera, esta torneira inteligente é automática e inovadora, funcionando por ciclos e permitindo uma maior eficiência energética e elevada qualidade do processo de lavagem das mãos, evitando o desperdício de água, sabonete líquido e desinfectante.
O projecto foi elaborado por jovens entre os 16 e os 20 anos e recebeu o apoio da Siemens Portugal, que desenvolveu o cérebro da torneira: um autómato que permite controlar os sensores e actuadores que constituem o processo.
Um dos próximos passos de desenvolvimento deste produto será a gestão integrada de um sistema de torneiras, que irá monitorizar consumos, analisar remotamente os níveis de sabonete e desinfectante, visualizar o estado de cada torneira e intervir em situações de alguma avaria ou anomalia.
O ATEC é uma academia de formação portuguesa que nasceu de uma parceria entre a Siemens, Volkswagen Autoeuropa, Bosch e Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã. O projecto permite criar as condições para a transmissão de conhecimentos e do know-how nacional e internacional, disponibilizando experiência, acções de formação e consultoria à medida.
Após a conquista do primeiro lugar nesta competição promovida pela Junior Achievement Portugal, entidade que procura promover o empreendedorismo entre os jovens, os colaboradores da ICTUS AE, empresa criada e gerida por um grupo de formandos da delegação da ATEC no Freixieiro vão para a Roménia, nos próximos dias 19 a 21 de Julho, para representar Portugal na competição europeia Young Enterprise.