ESGRA: Recolha Seletiva de Resíduos Urbanos aumenta 5% em Portugal



A recolha seletiva trifluxo – Ecopontos Amarelo, Azul e Verde, em 2022, cresceu 5% relativamente a 2021, revelou a ESGRA – Associação para a Gestão de Resíduos, representante dos Sistemas de Gestão de Resíduos em todo o território nacional, em comunicado

Segundo a mesma fonte, o maior aumento verificou-se na recolha de embalagens de vidro: 8%. Também cresceu, a recolha de papel / cartão, que se fixou um pouco acima dos 2%. A recolha de embalagens de plástico / metal registou um aumento de 4% em 2022.

Estes resultados “positivos resultam de um enorme esforço e investimento por parte dos Sistemas de Gestão de Resíduos, que se debatem com o modelo vigente de subfinanciamento e carência de políticas públicas aplicáveis ao setor que presta um serviço público de proteção do ambiente e da saúde pública”, sublinha a ESGRA.

A associação explica que “tem alertado e reivindicado junto dos sucessivos membros do Governo responsáveis pela área do Ambiente que o atual modelo de financiamento e de custos não permite a  cobertura dos gastos com a recolha seletiva de resíduos e não estimula suficientemente a  adoção de boas práticas de prevenção e gestão dos resíduos pelos cidadãos”.

O País “carece da revisão das políticas públicas para este Setor e uma oportunidade para tal é o novo Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos – PERSU 2030, que tarda e se aguarda com expectativa”, lamenta.

“Para a continuidade e um aumento expressivo da recolha seletiva, que vá de encontro aos objetivos nacionais e comunitários, é crucial o comportamento adequado dos cidadãos, com orientações claras e motivadoras para o aumento e diversificação da separação de resíduos – na realidade, materiais passíveis de valorização e continuidade no ciclo produtivo, como é exigido numa economia ambientalmente saudável e circular”, conclui a mesma fonte.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...