“Mil Pássaros” quer pôr comunidade escolar a refletir sobre preservação do mundo
A Câmara de Coimbra vai promover o projeto “Mil Pássaros” através de várias atividades, dirigidas à comunidade pré-escolar da rede pública do concelho, de modo a refletir sobre a necessidade de cuidar e preservar o mundo.
O projeto artístico e educativo, da Companhia de Música Teatral, conta com ações de formação, oficinas, conferências, instalações e espetáculos e lança o apelo para “escutar os pássaros”, como uma metáfora para que a comunidade pré-escolar reflita, por exemplo, sobre os cuidados com o ambiente.
“O projeto articula a criação artística, a formação e o envolvimento da comunidade através de um conjunto de experiências artístico educativas de diferente natureza em que se incentiva a voz dos pássaros”, disse hoje, numa conferência de imprensa de apresentação do projeto, no Jardim de Infância de Casais do Campo, em São Martinho do Bispo, a vereadora da Educação, Ana Cortez Vaz.
A iniciativa é dirigida a todo o universo pré-escolar da rede pública concelhia, numa articulação intersetorial permanente entre a divisão de Educação, divisão de Cultura e a divisão do Convento de São Francisco da Câmara Municipal de Coimbra.
O projeto, que abrange 52 turmas e 34 estabelecimentos escolares, através de experiências musicais e artísticas colocam em diálogo famílias, educadores, assistentes operacionais, numa sensibilização à escuta da paisagem sonora e à escuta da interioridade.
Através de conjunto de experiências artístico-educativas, o objetivo é alertar para a fragilidade do planeta e a necessidade de cuidarmos do mesmo.
A iniciativa pretende promover a construção de bases educativas para resultados a longo prazo, levantando questões que importam abordar desde a primeira infância.
A ideia passa por “apenas utilizar alguns instrumentos que existem, algumas ferramentas para que os educadores, professores, os pais e as próprias crianças possam despertar e descobrir de outra forma quando entram numa sala de espetáculos ou numa galeria”, explicou, o chefe da divisão do Convento São Francisco, Filipe Carvalho.
As atividades, que decorrem durante o ano letivo 2022/2023 e 2023/2024, serão desenvolvidas maioritariamente nos jardins-de-infância, no entanto, estão também previstas atividades no Convento de São Francisco, em Coimbra.
A primeira iniciativa do projeto intitulada “Encontro Arte-Ambiente: Mil Pássaros em Coimbra”, decorre das 15:00 às 18:00, no Convento São Francisco.
O projeto procura, assim, promover o diálogo entre profissionais e famílias por diversas vias.
O “Mil Pássaros” tem ainda prevista uma instalação final no Convento de São Francisco, entre junho e setembro, que celebrará esse desejo coletivo, convidando à escuta e à contemplação.
A abertura dessa instalação será feita no final do ano letivo 2023-2024, com a conferência dos pássaros, uma conferência-performance, com incursões musicais e teatrais, que aborda o processo criativo subjacente ao “Mil Pássaros”, questões ecológicas, musicais, educacionais, processos de trabalho.