Janelas vão passar a ter uma etiqueta de desempenho energético
O desempenho energético das janelas vai passar a ser medido pelo Sistema de Etiquetagem Energética de Produtos (SEEP), explicou hoje a Adene em comunicado. A medida surge depois de um acordo entre a Agência para a Energia e a ANFAJE (Associação Nacional dos Fabricantes de Janelas Eficientes).
O SEEP é um sistema de voluntário de marcação ou etiquetagem, que permite ao utilizador final comparar produtos de acordo com o desempenho energético e tem reflexo no consumo de energia dos edifícios.
“A etiquetagem destes produtos e, especificamente, de janelas, vem assim permitir ao consumidor final escolher, de acordo com o desempenho energético, os produtos que permitem reduzir os consumos energéticos e custos associados à climatização”, avança a Adene.
Por outro lado, a etiquetagem energética das janelas vem permitir aos seus fabricantes uma distinção positiva do desempenho da sua oferta, o que facilita a comunicação com o consumidor final.
O desenvolvimento da metodologia de avaliação do desempenho energético das janelas encontra-se a cargo do ITeCons, da Universidade de Coimbra.
Este sistema permite ainda uma estratégia de marketing comum aos sectores aderentes ao sistema, que assim podem viabilizar a sua promoção de um modo sustentável.