Primeiros ovos neutros em carbono do mundo chegam aos EUA
Ovos sustentáveis e neutros em carbono. Kipster, uma exploração de ovos holandesa, está a mostrar ao resto do mundo como se faz, e agora os ovos produzidos de forma consciente em termos ambientais podem ser encontrados nos Estados Unidos, avança o “Inhabitat”.
Segundo a mesma fonte, em atividade desde 2017, a Kipster introduziu o primeiro ovo neutro em carbono do mundo nos Países Baixos. Este objetivo foi alcançado através de esforços em várias frentes. A primeira: inverter a tendência de alimentar as galinhas com rações para galinhas. Leu bem. Por exemplo, as galinhas Kipster comem cascas de aveia e produtos de massa rejeitados. Estes alimentos provêm de padarias e fabricantes e são transformados em alimentos para frangos compostos por pelo menos 85% de excedentes alimentares ou resíduos de subprodutos. Isto não só reduz significativamente a quantidade de milho e soja tradicionalmente cultivados especificamente para alimentar galinhas, mas também significa que os alimentos estão disponíveis para consumo humano sem impacto no fornecimento de galinhas.
“Cultivar culturas para alimentar os animais é uma forma ineficiente de alimentar os seres humanos. Para produzir ovos, é normalmente necessário muito milho e soja para alimentar as aves”, disse a Diretora Geral da Kipster para os EUA, Sandra Vijn. “Se as pessoas comessem diretamente estas colheitas, precisaríamos de muito menos terra e até teríamos um excedente alimentar – o planeta agradecer-nos-ia. O sistema atual, embora considerado ‘normal’, tem muitas falhas”.
Além disso, esta nova técnica de alimentação das galinhas vem com uma pegada de carbono muito mais baixa. Por outro lado, a utilização da terra é maximizada para a vagueação das galinhas e não para a produção de culturas.
A Kipster gere uma exploração neutra em carbono, primeiro reduzindo ao máximo as actividades produtoras de carbono e depois compensando qualquer pegada adicional, ganhando assim o estatuto de Carbono Neutro Certificado. Esta realização ganha-se, em parte, ao contar fortemente com a energia renovável para gerir a exploração. As matrizes solares maciças fornecem quantidades substanciais de energia e a exploração agrícola informa que não utiliza quaisquer combustíveis fósseis.
Este modelo de fazenda está agora a chegar aos EUA, começando com a disponibilidade no Michigan e na área de Cincinnati. A empresa planeia expandir-se para outras regiões no primeiro semestre do ano através do gigante alimentar Kroger e MPS Egg Farms. Os ovos Kipster são co-marcados com o rótulo de Kroger como Verdade Simples + Kipster.
“Escolher a Verdade Simples + ovos sem gaiolas Kipster é uma forma fácil para os nossos clientes ajudarem a criar um sistema alimentar mais sustentável”, disse Denise Osterhues, directora sénior de Sustentabilidade e Impacto Social de Kroger. “O sistema Kipster alinha-se com o plano de impacto social e ambiental Zero Fome de Kroger e a missão de promover mudanças positivas para as pessoas e para o nosso planeta. Concentramo-nos no avanço da sustentabilidade e do bem-estar animal de formas que também ajudam a manter o acesso de todos a alimentos frescos e a preços acessíveis”.
Para além da utilização eficiente da terra, dos alimentos e dos recursos renováveis, as quintas Kipster dedicam-se também ao tratamento ético dos animais. Com o conhecimento de que as galinhas são aves florestais que não gostam de calor ou chuva, a quinta está equipada com áreas ao ar livre que fornecem tanto abrigo adequado como espaços abertos. Além disso, a Kipster fornece para galos. Como prática padrão, as galinhas são eutanizadas após o nascimento, uma vez que não podem produzir ovos. Em vez de se adaptar a esta norma industrial, o Kipster rebela-se assegurando o alojamento dos galos até estarem prontos para o abate. Em vez de desperdiçar o recurso, eles são criados para a carne.
“O modelo de criação de ovos da Kipster oferece uma transparência extraordinária e um compromisso holístico com o bem-estar dos animais que o público procura e que os animais merecem”, disse Nancy Roulston, diretora sénior de política corporativa e ciência animal, ASPCA Farm Animal Welfare. “A ASPCA aplaude o trabalho inovador da Kipster para provar que é possível alcançar um maior bem-estar, uma agricultura sustentável à escala, e estamos orgulhosos de incluir os seus ovos na nossa lista Shop With Your Heart”.
As embalagens de ovos ostentam o logótipo Certificado Humano e são reconhecidas pelo Shop With Your Heart, um programa da ASPCA que ajuda os compradores a identificar e encontrar mercearias mais humanas.
Kipster também tem outra operação única na sua quinta: filtra o seu próprio ar. A empresa disse: “A quinta Kipster é a primeira nos EUA a lavar o ar que sai dos celeiros. Isto remove pó, odor, amoníaco e outras partículas indesejáveis”.
Isto não só significa menos poluição atmosférica, como também a Kipster dá o passo adicional de recuperar o calor do ar antes da sua libertação. Este sistema de ventilação aumenta a eficiência energética, melhora a qualidade do ar e cria um melhor controlo da temperatura dentro do ambiente do celeiro.
A Quinta Kipster orgulha-se tanto das suas operações, que se compromete a uma total transparência e apoia-a com um sistema de ventilação 24/7 onde qualquer pessoa pode observar as atividades e o tratamento das galinhas.