Estados Unidos deita para o lixo €9,4 mil milhões (23,1 mil milhões) por ano



Os cidadãos norte-americanos deitam para o lixo, todos os anos, €9,4 mil milhões (23,1 mil milhões) em produtos recicláveis – aço, plástico, vidro ou papel.

De acordo com um estudo da ONG As You Saw, existe uma enorme oportunidade, naquele País, para criar uma espécie de responsabilidade estendida ao produtor (a chamada EPR), tal como existe há vários anos na Europa. Este selo deverá mudar a responsabilidade dos resíduos consumidos dos municípios e contribuintes para os produtores das embalagens, criando incentivos para os produtores reduzirem a quantidade das embalagens que produzem, promovam aumento das taxas de reciclagem e, assim, reduzam as emissões de CO2 e utilização de energia.

Os Estados Unidos são o País que mais lixo reciclável deita fora indiscriminadamente, de acordo com o estudo, que elogia o comportamento norte-americano em relação às tintas, pilhas, pesticidas ou equipamentos electrónicos – mas, curiosamente, não em relação às embalagens.

“Muito dinheiro poderia ser poupado e menos dano ambiental ser feito. E há biliões de pessoas em todo o mundo a sair da pobreza e usar mais de tudo, desde materiais a energia”, explica o Treehugger.

O agregador explica que, apesar do relatório ter como pano de fundo a realidade norte-americana, este tema é global. E há uma enorme oportunidade para poupar uma grande quantidade de dinheiro com uma simples acção: a reciclagem.

“Provavelmente estaremos no início de uma tendência de commodities que irá levar a preços mais altos nas próximas décadas, à medida que grandes partes da Ásia, América do Sul e África se desenvolvem rapidamente. A oferta terá dificuldades em acompanhar este crescimento”, continua o Treehugger.

A As You Saw promove a responsabilidade ambiental e social corporativa através de estratégias jurídicas inovadoras, da relação com os stakeholders e construção de coligações.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...