Moita: Recolha porta a porta de resíduos elétricos ou eletrónicos inicia a 1 de março



A Câmara Municipal da Moita celebrou recentemente um protocolo de cooperação com a Electrão, Associação de Gestão de Resíduos, para a Recolha Porta a Porta de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE), em todo o concelho, informou a autarquia em comunicado, sublinhando que, a partir do próximo dia 1 de março, de 2ª a 6ª feira, das 9.00h às 13.00h e das 14:00h às 16:00h, já pode ligar 800 262 333, para agendar a recolha gratuita do seu eletrodoméstico ou equipamento eletrónico fora de uso.

Segundo a mesma fonte, este projeto tem por objetivos a melhoria da salubridade pública e do ambiente urbano e uma melhor gestão dos fluxos específicos de resíduos valorizáveis, como é o caso dos REEE. “Até agora, tem sido prática comum a deposição deste tipo de resíduos juntamente com “monos” na via pública. Esta má prática obrigava o Município a recolher e a depositar os REEE em circuito não integrado em fluxo específico, não permitindo a devida reciclagem ou valorização destes resíduos”, sublinha.

Com o novo serviço da Electrão e Câmara Municipal, os munícipes passarão assim a poder solicitar a recolha à sua porta de velhos eletrodomésticos ou equipamentos eletrónicos fora de uso, através de uma linha telefónica dedicada e gratuita. Na data agendada, o equipamento será recolhido na habitação ou espaço comercial, sem que este tenha de ser depositado na via pública. Juntamente com os eletrodomésticos volumosos ou equipamentos eletrónicos, poderá também entregar pequenos eletrodomésticos, aparelhos e brinquedos elétricos ou eletrónicos, revela o comunicado.

A mesma fonte acrescenta que, após a recolha, a Electrão procede à triagem e separação dos REEE passíveis de recuperação ou reutilização, encaminhando-os para instituições de solidariedade social, a fim de serem reparados ou valorizados. Os restantes REEE são encaminhados para reciclagem e destino final pela Electrão, enquanto entidade gestora licenciada, em cumprimento da legislação sobre a matéria.

 

 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...