Xiaomi inicia avaliação da pegada de carbono dos produtos e promove maior sensibilização para uma vida sustentável
A Xiaomi, uma das principais empresas mundiais de eletrónica de consumo e fabrico inteligente, anunciou hoje a realização de uma análise da pegada de carbono LCA (avaliação do ciclo de vida) do seu último smartphone emblemático, numa colaboração com uma organização externa de análise e certificação de dados de carbono, que permitiu o “estabelecimento de um processo abrangente e de um modelo metodológico para avaliar a pegada de carbono dos smartphones”.
Segundo a mesma fonte, esta abordagem LCA envolve medições das emissões totais de gases com efeito de estufa desde a extração de matérias-primas até ao fabrico, distribuição, utilização, e eventual eliminação do produto. Em detalhe, na pegada de carbono do Xiaomi 13 Pro, as medições da Xiaomi abrangem a avaliação das emissões de carbono das matérias-primas, fabrico, distribuição e armazenamento, e eliminação em fim de vida, marcaram 62,8 kg de CO2e. Esta medição está em conformidade com o protocolo PAS2050 para assegurar a precisão e credibilidade dos dados.
“Estamos empenhados nesta valiosa informação para fundamentar a nossa tomada de decisões e dar prioridade à sustentabilidade em tudo o que fazemos”, declarou uma porta-voz da Xiaomi, “Esta iniciativa permitiu-nos fazer progressos significativos na redução da nossa pegada de carbono e assegurar que os nossos produtos tenham um impacto positivo no ambiente. Estamos orgulhosos de continuar neste caminho em direção a um futuro mais sustentável”, acrescentou.
A Xiaomi, como participante do Pacto Global das Nações Unidas (UNGC), que apoia os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (SDG) estabelecidos pelas Nações Unidas, atribui grande importância à integração dos objetivos de sustentabilidade alinhados com os seus negócios e indústria.
Atualmente, a Xiaomi fornece mais de 40 produtos de poupança de energia e utiliza o One Paper Box design para reduzir a embalagem em até 40%. Ao implementar este sistema de gestão da pegada de carbono da LCA, a Xiaomi “dá um passo importante para alcançar o seu objetivo de sustentabilidade e sublinha o seu empenho em desenvolver produtos amigos do ambiente que beneficiem tanto os consumidores como o planeta”.