Japão parece ter milhares de ilhas a mais do que alguma vez se imaginou



O Japão poderá em breve acrescentar mais de 7 mil ilhas à sua lista oficial de massas de terra, mais do que duplicando o número encontrado numa contagem efetuada em 1987, avança a “Science Alert”.

Segundo a mesma fonte, “pode parecer absurdo ter-se ignorado tantos pedaços de terra em contagens anteriores, mas com 370 mil quilómetros quadrados de território que constitui o Japão dos dias de hoje, alguns pedaços estão condenados a falhar ou a ser mal identificados”.

A Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar define uma ilha como uma “área de terra naturalmente formada, rodeada por água, que está acima da água na maré cheia”.

Definir precisamente onde as áreas de terra estão completamente delimitadas pela água e não são regularmente engolidas pelo oceano nem sempre é tão fácil como parece.

Além disso, como parte do Anel de Fogo do Oceano Pacífico, o arquipélago japonês é geologicamente ativo, fazendo com que várias das suas ilhas entrem e saiam com atividade vulcânica e outras forças naturais.

A guarda costeira japonesa registou precisamente o nascimento de uma nova ilha em 2013. Mais recentemente, a pequena ilha de Esanbe Hanakita Kojima sucumbiu ao vento e ao gelo e foi finalmente forçada sob as ondas. Parando apenas 1,4 metros acima da água antes do seu desaparecimento, a perda pode ter passado despercebida se a ilha não tivesse marcado uma borda ocidental disputada do território do Japão.

Impelido por uma sessão parlamentar de 2021, o governo japonês aproveitou a moderna tecnologia de cartografia digital para obter uma visão mais precisa da sua dispersão de massas de terra.

“Uma compreensão precisa do número de ilhas é uma questão administrativa importante que está relacionada com o interesse nacional”, disse na altura um legislador do Partido Liberal Democrático em exercício, Kyodo News.

Com base na contagem anterior, a atual contagem oficial regista 6.852 ilhas, das quais apenas 260 são habitadas. Mas o inquérito de 35 anos tinha categorizado alguns aglomerados de ilhas como massas de terra únicas, faltando um grande número das ilhas mais pequenas no total.

Com a ajuda de fotografias aéreas, mapas existentes e outros dados, a Autoridade de Informação Geoespacial do Japão (GSI) identificou agora um total de 14.125 ilhas no território do Japão.

O levantamento informático detetou 100 mil massas de terra que se enquadram na definição americana de ilha, mas apenas as que têm 100 metros ou mais de comprimento serão oficialmente reconhecidas na lista de ilhas do Japão.

O número ainda não foi finalizado, e quando lhe for dado o carimbo oficial de aprovação, não se espera redefinir de forma alguma a forma do território do Japão.

“Os resultados deste inquérito não afetarão o território e as águas territoriais do Japão”, explica a GSI numa declaração.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...