General Motors vai equipar carros com wi-fi que permite detectar peões e ciclistas



A General Motors (GM) está a desenvolver um sistema de comunicação que vai permitir aos veículos por si construídos receberem informação sobre avarias na estrada, piso escorregadio, trabalhos, intersecções, sinais de paragem ou outras eventuais questões que poderão pôr em perigo a segurança automóvel. Mas esta notícia não é nova.

A novidade é que este sistema terá outras duas funções: detectar peões ou ciclistas, para que o automóvel os possa ver, no caso de condições de baixa visibilidade, antes de o condutor.

O sistema que está a ser desenvolver desenvolvido utilizar o Wi-Fi Direct, um sistema peer-to-peer que permite aos aparelhos de wi-fi – como smartphones ou tablets – ligarem-se directamente uns aos outros sem necessidade de um hotspot wireless.

Ao integrar estas soluções com outros sensores baseados na detecção de objectos e sistemas de alerta para o condutor já existentes em muitos veículos em desenvolvimento, a GM vai permitir que todos os ciclistas e peões que tenham um smartphone com Wi-Fi Direct activo possam ser identificados. Tão simples quanto isto.

“Esta nova capacidade wireless pode avisar os condutores de possíveis peões que estejam na estrada – ou atrás do veículo estacionado – e ciclistas”, explicou Nady Boules, directora global de R&D (investigação e pesquisa) da GM.

“O Wi-Fi Direct tem o potencial de se tornar numa parte integral dos sistemas de assistência ao condutor que a GM já oferece em muitos dos seus Chevrolet, Cadillac, Buick e GMC”, continuou a responsável.

A GM vai também desenvolver uma outra aplicação especificamente para quem anda perto da estrada, mas não é necessariamente condutor, como trabalhadores da construção civil ou estafetas. Também eles serão identificados por este sistema.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...