Projecto futurista de arquitecto português quer revolucionar relações entre vizinhos (com FOTOS)



O arquitecto português Tiago Barros, já várias vezes falado no Green Savers, está a apresentar o seu novo projecto, um espaço comum, num edifício urbano, e que pode ser utilizado por todos os inquilinos. Denominado Lofty Corner – qualquer coisa como “Canto Elevado”, em português – este local situa-se no canto superior do edifício, poderá ser utilizado por todos e terá o seu acesso a partir do último piso.

“Tenho um desejo: construir um espaço comum a todos os inquilinos de um mesmo prédio. Um espaço onde nos possamos encontrar e gozar da companhia dos outros”, explicou Tiago Barros ao Green Savers.

“Estamos demasiado isolados, basta. É tempo de nos abrirmos e partilharmos experiências com os nossos vizinhos e amigos”, explicou o responsável pelo projecto.

Na sua essência, explica o designer, o Lofty Corner é uma espécie de renascimento do espírito das antigas gárgulas, que eram construídas para afastar os espíritos malignos dos edifícios. “O Loft Corner é, ele próprio, um espaço alienígena, que aumenta a qualidade de vida dos seus utilizadores”.

O projecto futurista tem como base 487 pedaços triangulares iguais, que formam uma esfera com um raio de 5 metros. Seria montada no local e reproduzida várias vezes no ambiente urbano.

Recorde outros três projectos de Tiago Barros: o Sky Network o Digital Revolution e o muito aclamado Passing Cloud. Recorde também uma entrevista de Tiago Barros ao Green Savers.

Cada peça do projecto contém três montantes estruturais pré-fabricados, que se unem e seguram um sistema de vidro sem moldura, em forma triangular. Cada pedaço de vidro contém uma camada intermédia reflexiva de células fotovoltaicas. Esta camada capta a luz do sol e protege o interior de raios UV perigosos.

O sol capturado é transformado em electricidade e utilizado para iluminar o local à noite. Uma fina rede de nylon é colocada no exterior, o que proporciona uma forma segura e relaxada de os inquilinos gozarem o interior do loft.

Este espaço possibilita uma perfeita visão da cidade envolvente, ao mesmo tempo que está protegido de qualquer olhar mirone. Terminado este mês, o projecto tem na cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, o seu alvo prioritário.

“O Lofty Corner possibilita múltiplas soluções para melhorar a vida urbana comum. É uma forma eficiente de juntar as pessoas, que podem aproveitar para gozarem juntas a cidade. E corresponde a três valores urbanos fundamentais: a interacção, observação e partilha”.

Licenciado em Arquitectura pela Universidade Lusíada e mestre em Science in Advanced Architectural Design pela Graduate School of Architecture, Planning and Preservation, da Columbia University, Nova Iorque, Tiago Barros trabalha na actualmente na BIG Nova Iorque.

Um adepto da sustentabilidade e reinvenção dos processos contemporâneos, o arquitecto trabalhou na Aedas Architects, em Londres, na Aires Mateus e na Hilária Neto & Miguel Vieira, Lisboa, e na Design Architect, em Nova Iorque. Aqui, fez parte da equipa que trabalhou no World Trade Center Memorial Museum.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...