Eco-hostel português em destaque na imprensa internacional (com FOTOS)
O Almáa Sintra Hostel, perto do Palácio da Regaleira, é um dos destaques desta semana do Inhabitat, que o considera “sereno” e construído num “terreno idílico de uma antiga fonte de água fresca”.
Situado entre 3,5 hectares de floresta e jardins, o hostel foi construído dentro de uma casa histórica que data do século XII. Os hóspedes podem caminhar pelos percursos deslumbrantes envolventes, nadar num tanque do tamanho de uma piscina olímpica ou visitar o Palácio da Pena, que data do século XVIII.
A fonte fornece água para o hostel, irriga os jardins e um campo onde são plantados vegetais – que são depois utilizados no pequeno-almoço.
“O Almáa opera com princípios éticos e sustentáveis sempre que possível. A casa original, do século XII, foi quase inteiramente renovada com materiais reciclados, e muita da mobília é em segunda mãe ou feita de materiais reciclados”, explica o Inhabitat.
O hotel também pediu a artistas locais para criarem trabalhos a partir de materiais reciclados, que decoram o interior.
Com 35 camas, em dormitórios e quartos privados, o hostel poderá ser em breve um dos principais pontos de estadia da bela serra de Sintra. Veja algumas fotos do hostel.
O Almáa Sintra Hostel é também a primeira unidade hoteleira em Portugal a concluir um Biodiversity Check realizado pela Quercus e Global Nature Fund. Trata-se de um instrumento de apoio à gestão desenvolvido no âmbito da Campanha Europeia Business and Biodiversity (financiada pelo LIFE+) e que permite analisar dependências e impactes na biodiversidade, a todos os níveis de funcionamento da empresa.