Preparar o regresso dos beija-flores



Os beija-flores estão novamente a regressar aos seus locais de reprodução com a chegada da Primavera. Isso significa que é altura de começar a pensar em colocar os comedouros para beija-flores, escreve o “Inhabitat”.

Segundo a mesma fonte, os pequenos pássaros podem pesar entre dois gramas (beija-flor abelha) e 20 gramas (beija-flor gigante) e medir entre dois centímetros e oito centímetros de comprimento. Com as asas a bater a uma média de 53 batidas por minuto durante o voo normal, são facilmente uma das criaturas mais magníficas do seu quintal. Tal como a maioria das criaturas, os seus habitats estão a perder-se para os humanos e os nossos esforços para os alimentar nem sempre são bem-sucedidos. É importante saber quais são os colibris nativos da sua casa e como alimentá-los para os encorajar a regressar no próximo ano.

A vida e o futuro dos beija-flores

Todas as 340 espécies de beija-flores vivem nas Américas, mas apenas cerca de 17 nidificam regularmente nos EUA, todas perto da fronteira com o México. Eles podem ser encontrados no norte até ao Alasca; no entanto, apenas uma espécie é encontrada a leste do rio Mississippi, o colibri de garganta vermelha.

Os colibris são uma espécie migratória, exceto o colibri-de-anna, que permanece sempre ao longo da costa do Pacífico, e o beija-flor de Allen, que é uma subespécie que permanece no sul da Califórnia durante todo o ano. Para todos os outros colibris, o seu relógio biológico indica-lhes quando é altura de voar para sul para passar o Inverno, e a maioria dirige-se para os trópicos do México e da América do Sul.

Dependem do néctar das flores para alimentar os seus corações que batem rapidamente e são mais atraídos pelas flores vermelhas e cor-de-laranja em forma de tubo. Estes polinizadores não são criaturas sociais e os machos não ficam por perto para cuidar da sua descendência. Se o fizessem, as fêmeas teriam de competir com os machos pela comida, o que não acabaria bem para elas.

Embora alguns possam voar centenas de quilómetros sem parar, os beija-flores têm uma esperança média de vida de apenas três a cinco anos. No entanto, sabe-se que um beija-flor de cauda larga viveu pelo menos 12 anos. Os beija-flores, embora a maioria não esteja em perigo de extinção, são vulneráveis à perda de habitat, uma vez que as cidades eliminam as paisagens naturais que estariam repletas de flores silvestres. As abelhas e os beija-flores trabalham em conjunto para polinizar e promover o crescimento das culturas, pelo que a sua perda será devastadora para a humanidade.

Há coisas que podemos fazer para evitar a perda do seu habitat e a sua extinção. Fazer das aves uma prioridade política é um começo, mas beber café feito em quintas que cultivam flores que os beija-flores apreciam é outra solução. Pode até transformar o seu quintal num paraíso para os beija-flores.

Comedouros para beija-flores

Muitas pessoas assumem que colocar corante alimentar vermelho nos comedouros para beija-flores é uma boa ideia porque os beija-flores são atraídos por flores vermelhas. Embora não haja a certeza de que o corante alimentar vermelho seja prejudicial para os beija-flores, provavelmente não é assim tão bom para eles.

Em vez disso, plantar flores vermelhas e cor-de-laranja, bem como flores nativas da sua zona, é uma boa forma de aumentar o seu jardim. Além disso, pintar o seu comedouro para beija-flores com tinta vermelha é uma ótima forma de os encaminhar para a comida que colocou sem utilizar corante alimentar vermelho.

Os comedouros para beija-flores funcionam como uma fonte suplementar de néctar para os beija-flores. Isto significa que viver numa cidade ou numa área com menos jardins floridos não será um problema tão grande. A forma mais fácil de alimentar os beija-flores é com uma proporção de 1:4 de açúcar para água da torneira, o que significa 1/4 de chávena de açúcar para cada chávena de água. Existem marcas comerciais de comida para beija-flores, mas esta é uma versão barata e fácil de fazer.

Fazer a sua própria comida para beija-flores pode até incentivá-lo a ser mais diligente na limpeza do comedouro. As formigas também são atraídas pela água açucarada e as bactérias podem acumular-se nos comedouros para beija-flores. Enxaguar e limpar regularmente o comedouro com um detergente – em vez de sabão – significa que os beija-flores do seu quintal têm o alimento mais limpo e seguro que pode oferecer.

Se vive ao longo da costa do Pacífico ou no sul da Califórnia, onde os beija-flores residem durante todo o ano, não precisa de guardar o seu comedouro para beija-flores. Também não irá perturbar a migração dos beija-flores se deixar o comedouro aberto durante muito tempo. No entanto, é bom levar o comedouro para dentro de casa para evitar que congele e para o limpar bem antes da época seguinte.

A migração dos beija-flores começa no final de janeiro e todas as aves chegam aos seus locais de reprodução em meados de maio. Isto significa que, em maio, até o Alasca verá beija-flores. Partirão novamente entre agosto e dezembro para as suas casas de Inverno, mais uma vez fazendo longas viagens.

Com a Primavera em plena floração, “é a altura ideal para procurar as espécies de beija-flores que estarão em breve na sua área e os alimentos que mais apreciarão. Procurem os vossos comedouros e encham-nos, porque os beija-flores não tardam a chegar”, conclui o site.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...