Os materiais sustentáveis mais recentes que serão tendência em 2023

Todos os anos, os investigadores criam novos e mais interessantes materiais sustentáveis que podem ajudar a salvar o nosso planeta. Em busca de alternativas ao plástico, de que são feitos estes materiais? Aqui estão, segundo o “Inhabitat”, alguns dos mais recentes materiais sustentáveis que serão utilizados em 2023.
O que torna um material sustentável?
Para efeitos deste artigo, estamos a falar de materiais que podem substituir os plásticos ou compensar as emissões de carbono enquanto são utilizados para criar ou construir produtos. Isto significa que os materiais sustentáveis são frequentemente renováveis, o que significa que, se os utilizarmos, podemos cultivar rapidamente novos materiais para os voltar a utilizar.
Os materiais sustentáveis também devem ser naturais sempre que possível, para evitar a criação de nova poluição química. E por falar em poluição, os materiais sustentáveis também devem ser não-tóxicos para as pessoas e para o planeta. Ao analisar os materiais sustentáveis, também é importante lembrar que materiais como tecidos e papéis são frequentemente tratados com produtos químicos agressivos, por isso é importante perguntar como um material foi produzido antes de o declarar sustentável.
Principais materiais de construção sustentáveis
- Madeira laminada cruzada
A madeira é um recurso limitado, mas as árvores e plantas de crescimento mais rápido podem produzir materiais de construção sustentáveis. Mesmo a madeira antiga pode ser extraída de forma sustentável, deixando as árvores crescerem até ao seu tempo de vida natural e evitando práticas prejudiciais como o corte raso que dizima um ecossistema de uma só vez.
A madeira laminada cruzada é uma forma particular de madeira utilizada em casas e edifícios comerciais construídos de forma sustentável. A madeira é colada de uma forma que a torna forte para ser utilizada como vigas de suporte e estruturas semelhantes. Ao trabalhar com pedaços mais pequenos de madeira desta forma, os construtores podem criar grandes estruturas de madeira sem sacrificar a madeira de grandes dimensões.
A madeira pode ser utilizada para construir tudo, desde edifícios a pequenos objetos de decoração e mobiliário. Como tal, não a devemos pôr de lado como um dos materiais de construção mais bem-sucedidos da terra para casas. Só temos de encontrar formas sustentáveis de madeira. Se estiver a procurar madeira sustentável para um projeto, certifique-se de que é colhida de forma ética e sustentável (cultivada organicamente, sem utilização de químicos no cultivo ou processamento, desperdício mínimo de água, etc.). Além disso, certifique-se de que se trata de uma fonte de madeira renovável de crescimento rápido e que o seu projeto pode minimizar o desperdício de corte ou os custos de transporte, adquirindo madeira local ou material pré-cortado para o seu projeto.
- Bambu
Atualmente, o bambu é um material de construção popular porque é muito fácil de cultivar rapidamente em muitos locais do mundo. Crescendo mais rapidamente nos trópicos do Sudeste Asiático, onde é nativo, este produto natural pode ser transformado em tudo, desde madeiras de suporte de construção a pavimentos e divisórias decorativas.
O bambu é particularmente sustentável porque o seu cultivo não necessita de pesticidas e porque cresce naturalmente a partir de cepos cortados repetidamente, não necessitando de ser semeado de novo em cada ciclo de crescimento. Esta planta única, semelhante à erva, é de facto a planta de crescimento mais rápido do planeta! Até mesmo superando a videira kudzu, o que é bom porque imaginamos que não se pode fazer muito com um crescimento de videiras kudzu.
O lado negativo do bambu é que, quando utilizado para fabricar tecidos e vestuário, as fibras são submetidas a produtos químicos extremamente agressivos para as tornar suficientemente macias para produtos flexíveis. Se escolher o bambu em forma de tecido, procure versões sustentáveis como o Tencel, que são feitas sem processamento químico.
- Coco
Viu recentemente anúncios a pratos de coco? É porque este material único está agora a ser utilizado como um produto de construção sustentável para pratos, pequenos móveis para casa e muito mais. O coco pode ser utilizado em esfregões para a sua cozinha, ou as fibras de coco podem ser utilizadas para reforçar blocos de construção semelhantes a blocos de cimento.
O coco pode ser utilizado sem deixar resíduos, o que faz dele um produto reciclável e sem resíduos. Outra vantagem do coco como material de construção é o facto de poder ser transformado em material de construção sem utilizar cola, o que minimiza as toxinas. O coco, tal como o bambu, é totalmente biodegradável, pelo que pode ser utilizado em produtos que possam ter de se decompor ao longo do tempo sem prejudicar o ambiente.
- Materiais plásticos reciclados
Os plásticos reciclados estão agora a ser utilizados para fabricar assentos de automóveis e jóias recicladas. O tecido feito de plástico reciclado é uma forma popular de reutilizar os resíduos dos aterros sanitários e limpar o plástico dos oceanos. Por vezes, os plásticos podem ser reutilizados sem qualquer processamento intermédio, como é o caso das contas de plástico utilizadas para flutuação, isolamento e enchimento de almofadas.
Os materiais feitos de plástico ostentam a sua percentagem de conteúdo de plástico reciclado. Tenha cuidado com este material se estiver a utilizar plásticos reciclados numa nova forma que exija cuidados com a poluição e a lixiviação química. Já vimos sacos de almoço reutilizáveis feitos de plásticos que não se destinam a ser reutilizados. Se comprar tecidos de plástico reciclado em bruto ou como vestuário ou calçado acabado, certifique-se de que verifica os ingredientes por terceiros, especialmente se tiver alergias ao plástico ou ao petróleo.
- Bioplásticos
Os bioplásticos são uma nova categoria de materiais atualmente utilizados em produtos de plástico descartáveis de utilização única. Os bioplásticos continuam a ser plásticos, mas são feitos de novos tipos de plástico provenientes de plantas como o milho, em vez de petróleo. Normalmente, estes plásticos têm uma biodegradabilidade retardada, o que significa que pode utilizar o seu artigo durante o tempo que quiser, mas quando o deitar fora, o produto decompõe-se no aterro sanitário ao longo de meses ou anos. Isto não é muito falado atualmente, mas, honestamente, os bioplásticos podem salvar o planeta da maior parte dos problemas relacionados com a poluição dos plásticos e os resíduos dos aterros, simplesmente por serem biodegradáveis a longo prazo e não tóxicos.
Os bioplásticos também são produzidos a partir de cana-de-açúcar, beterraba, borras de café, seda de milho e muitas outras plantas semelhantes. É melhor evitar a utilização de produtos de plástico sempre que possível, especialmente os de utilização única. Mas se precisar de produtos de plástico de utilização única, opte por bioplásticos biodegradáveis para poupar uma tonelada de resíduos ao longo do tempo.
- Betão sustentável
Pode surpreendê-lo saber como o betão pode ser insustentável, quando o seu primo mais natural, o adobe, ou tijolos de barro, é obtido de forma semelhante. O betão passa por muito processamento e transporte, além de consumir muita água. Muitas empresas estão agora a criar alternativas ao betão sob a forma de filamentos ou blocos de construção impressos em 3D. Tem o mesmo aspeto do betão tradicional, mas as emissões de carbono são significativamente reduzidas. Além disso, a maioria dos materiais de construção sustentáveis em betão são obtidos a partir de materiais parcialmente reciclados, o que torna o produto mais útil para o planeta.
Os blocos de betão requerem normalmente um reforço de enchimento, como fibras de coco ou pedaços de plástico reciclado. O material para estes blocos pode até ser obtido no local do seu projeto de construção, se tiver os meios para fazer os tijolos! Alguns projetos de construção em locais históricos ou locais de construção com muitos resíduos de renovação começaram a utilizar os resíduos do projeto de demolição no local para construir os tijolos para novos edifícios no mesmo local.
É um novo dia para a arquitetura e o design de produtos, com todos estes produtos sustentáveis disponíveis. Veja os nossos outros artigos sobre materiais de construção sustentáveis. Ficará surpreendido com a quantidade de opções que tem à sua disposição, independentemente das especificações do seu projeto.