Verão antecipado: três formas de manter a temperatura ideal em casa



Com a aproximação dos meses mais quentes, surgem também as preocupações relativas à preparação das habitações para a mudança sazonal. Numa altura em que as alterações climáticas têm um papel cada vez mais preponderante na chegada precoce de temperaturas típicas do Verão, e em ano de crise financeira, “conseguir manter o bem-estar sem penalizar demasiado a carteira é, para muitos, um equilíbrio difícil de atingir”.

Neste sentido, a GesConsult, especialista em gestão e fiscalização de obras, partilha três estratégias para manter uma temperatura confortável, contemplando habitações construídas e em fase de projeto:

1. Garantir o isolamento: uma habitação bem isolada do exterior e devidamente ventilada é mais eficiente a nível energético. Desde paredes e tetos revestidos, a janelas com caixilharia eficiente, são várias as formas de garantir temperaturas constantes, sem grandes investimentos;

2. Verificar os sistemas de climatização: é importante não deixar de lado a manutenção de sistemas de ventilação e ar condicionado, de forma a retirar o melhor rendimento possível dos equipamentos. Para os que procuram soluções novas neste âmbito, poderá ser benéfico optar por sistemas de alto rendimento, que permitem poupar a carteira e o meio ambiente;

3. Optar pelos materiais certos: minimizar a absorção de temperaturas externas é indispensável, tanto para o conforto e saúde dos habitantes da casa, como para a redução dos gastos com acondicionamento térmico. Em caso de construção nova ou de remodelação, escolher materiais resistentes e duráveis, ponderar sobre a orientação solar da casa e procurar um equilíbrio entre áreas envidraçadas e de ensombramento são aspetos a ter em conta.

Especializada no setor da Construção, a GesConsult disponibiliza serviços de gestão e fiscalização de obras, acompanhando todas as fases das empreitadas, nomeadamente em projetos com uma componente sustentável vincada.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...