Dia Mundial do Ambiente: Economia Circular já poupou mais de 39 milhões de euros às famílias
5 de junho é a data que celebra o Dia Mundial do Ambiente e não só: o movimento dedicado à sustentabilidade e consumo consciente da Cash Converters assinala dois anos em Portugal e milhões de euros poupados. Numa altura em que se adensam os impactos da inflação, a líder em compra e venda em 2ª mão revela que, só em 2022, a economia circular poupou às famílias mais de 39 milhões de euros, um aumento de mais de 7% face ao ano anterior. Este ano, apenas nos primeiros três meses, a poupança já bateu os 9 milhões de euros.
Lançado há dois anos em Portugal, o #MovimentoConverters tem como missão promover o consumo mais responsável, em prol da poupança financeira das famílias, mas também da poupança ambiental. Ao evitar o fabrico de novos produtos e, consequentemente, a emissão de CO2 associada a essa mesma produção, a economia circular vem poupar o ambiente da poluição desnecessária. Assim, além dos milhões de euros poupados através da economia circular, a Cash Converters revela também que a poupança ambiental já ultrapassou os 30 milhões de quilos em CO2 – mais 24,5% face ao ano anterior.
De acordo com Andreia Sousa, porta-voz da Cash Converters, em Portugal, citada em comunicado, “o consumidor do século XXI está motivado e acredita que pode salvar (ou, pelo menos, poupar) o mundo através da economia circular. A segunda mão começa a ganhar espaço na vida dos portugueses por ser uma boa alternativa em termos de qualidade-preço –e com provas dadas, como podemos ver pelos dados que recolhemos – face à economia linear. Além disso, estamos muito felizes por ver que também a poupança ambiental começa a pesar na decisão de optar por este modelo de consumo. Faz parte da nossa missão garantir que todos os portugueses sabem o papel que podem ter no planeta e o quanto podem beneficiar das suas decisões”.
A combinação entre poupança económica e ambiental, possibilitada pela economia circular, tem vindo a atrair adeptos que optam cada vez pelo mercado em segunda mão. Os mesmos dados divulgados pela Cash Convertes apontam, inclusive, para um aumento de 10% no que toca a novos consumidores, só de 2021 para 2022. Nos primeiros três meses de 2023, mais de 136 mil pessoas se converteram ao modelo de economia circular e a previsão é que este mantenha um crescimento e uma adesão elevada. “Os dados são bons indicadores para um futuro que se quer cada vez mais sustentável, a todos os níveis, para o Homem e para o planeta”, conclui Andreia Sousa.
Recentemente, a Cash Converters assumiu um novo posicionamento, alinhado com o #MovimentoConverters, que tem como objetivo desmistificar e promover a economia circular e prolongar a vida dos produtos. “Longa vida” é o mote para dar continuidade à missão da empresa que passou agora a apoiar o negócio em três pilares-chave: venda, compra e cuida.
Com loja online e 5 lojas em Lisboa e duas no norte de Portugal, uma no Porto e uma na Maia, a Cash Converters “apela ao consumo inteligente e consciente e promove a compra de segunda mão como solução sustentável ao consumo desmedido”.