Os mais pequenos não são muito bons a ler a expressão de um cão
A capacidade das pessoas para reconhecer as emoções dos cães, especialmente a agressividade, pode melhorar com a idade, de acordo com investigadores internacionais que afirmam que as crianças de quatro anos são particularmente más a ler a cara de um cão.
Num novo estudo, a equipa pediu a adultos, crianças de quatro e seis anos de idade que vissem imagens de rostos de cães e humanos num ecrã e classificassem cada expressão de acordo com a sua emoção.
Enquanto as crianças tinham mais probabilidades de classificar um rosto de cão agressivo como mais positivo e descontraído, a equipa descobriu que os adultos e as crianças de seis anos eram capazes de reconhecer corretamente rostos de cães agressivos com mais frequência do que as crianças de quatro anos.
Talvez sem surpresa, a equipa descobriu que ter experiência anterior com cães – como ter tido um cão de estimação na família – ajudava na identificação correta.
Heini Törnqvist, da Universidade de Jyväskylä, Finlândia, e colegas apresentam estes resultados na revista de acesso livre PLOS ONE.