Novas APIs de sustentabilidade da Google podem estimar a energia solar, a qualidade do ar e o nível de pólen



A Google acaba de anunciar três novos produtos  disponíveis em Portugal – que aplicam IA e aprendizagem de máquina a dados ambientais para ajudar as empresas a criar um impacto climático em escala e a adaptarem-se a um mundo em mudança.

“Estamos a expandir as  nossas ofertas de sustentabilidade com novos produtos na Plataforma Google Maps. Estes produtos aplicam a IA e a aprendizagem de máquina (machine learning), juntamente com imagens aéreas e dados ambientais, para partilhar informação atualizada sobre o potencial solar, a qualidade do ar e os níveis de pólen”, sublinha a tecnológica em comunicado.

Os três novos produtos disponíveis são os seguintes:

  • API SOLAR utiliza  recursos de mapeamento e de computação para disponibilizar dados detalhados do potencial solar de telhados em  mais de 320 milhões de edifícios de  40 países (Portugal incluído).  Para obter esta  informação, treinamos um modelo de IA para extrair informações 3D acerca da geometria de um telhado a partir, diretamente, de imagens aéreas, juntamente com os detalhes sobre árvores e sombras. Além disso, a API Solar tem em conta alguns fatores, nomeadamente,  historial dos padrões climáticos na área, o custo da energia e muito mais.
  • API Qualidade do Ar – Disponibiliza mais informação sobre a qualidade do ar para ainda mais pessoas, mostrando dados confiáveis sobre a qualidade do ar, mapas de poluição e detalhes de poluentes para mais de 100 países de todo o mundo, incluindo Portugal.
  • API POLLEN – mostra informações atuais sobre o pólen para as alergias mais comuns em mais de 65 países, Portugal incluído. A API fornece dados localizados de contagem de pólen, visualizações dos mapas de calor, informações detalhadas sobre plantas alergénicas e dicas práticas para quem sofre de alergias para limitar a exposição. Para obter estas informações, usamos a aprendizagem de máquina para determinar onde estão localizadas as plantas específicas produtoras de pólen. Juntamente com os padrões dos vento locais, podemos calcular a sazonalidade e a quantidade diária de grãos de pólen e prever como o pólen poderá espalhar-se.




Notícias relacionadas



Comentários
Loading...