Gatos fazem 276 expressões faciais diferentes
Investigadores norte-americanos contaram 276 expressões faciais diferentes quando os gatos domesticados interagiam uns com os outros, num estudo publicado na revista Behavioural Processes.
“O nosso estudo demonstra que a comunicação dos gatos é mais complexa do que se supunha”, disse à CNN Brittany Florkiewicz, uma psicóloga evolutiva do Lyon College, no Arkansas, acrescentando que as suas descobertas sugerem que a domesticação tem um impacto significativo no desenvolvimento da sinalização facial.
Para recolher dados sobre os felinos, a investigadora Lauren Scott, do Centro Médico da Universidade do Kansas, frequentou um café para gatos situado em Los Angeles durante cerca de um ano e gravou vídeos de interações entre 53 gatos.
No total, Scott recolheu 194 minutos de filmagens de felinos que continham 186 interações e analisou os sinais faciais dos gatos.
Descobriu 276 expressões compostas por uma combinação de 26 movimentos faciais, incluindo mudanças na posição das orelhas, pestanejar, lamber o nariz e movimentos dos bigodes e da boca.
De todas as expressões, cerca de 45% – ou 126 – foram classificadas como amigáveis, 37% eram agressivas e 18% eram ambíguas.
O estudo explica que uma expressão amigável se manifesta quando as orelhas e os bigodes se movem para a frente enquanto os olhos se fecham, e que um gato agressivo tem as pupilas contraídas, as orelhas achatadas contra a cabeça e um deslizar de língua do lábio.
O novo estudo pode ser utilizado para ajudar os humanos que adotam gatos a encontrar um que tenha mais probabilidades de se dar bem com os animais de estimação existentes, ou pode ajudar os donos de animais a compreender melhor os seus companheiros felinos, diz Florkiewicz à Science